A falsa vida fácil de Truman por Peter Weir

Beth Barra - Do Hoje em Dia
19/08/2012 às 12:50.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:34
 (Reprodução)

(Reprodução)

Jim Carrey deixou caras e bocas nessa que é a melhor atuação de sua carreira. Em O Show de Truman, o Show da Vida, ele é Truman Burbank, um homem aparentemente feliz, com a vida certinha. Boa casa, emprego decente, esposa, filhos. Mas o diretor Peter Weir criou uma vida de mentira para o protagonista. Vendido para o produtor Christof (Ed Harris, em grande desempenho).

Desde bebê a vida é um show, assistido por milhões de pessoas. Não existe intimidade e afeto reais. O diretor australiano, que vinha de histórias mais amargas, como Sociedade dos Poetas Mortos, não perdeu a mão ao conceber Truman, uma crítica ácida e irônica à sociedade de consumo, à massificação e a perda da identidade.

A escolha de Jim Carrey foi uma grata surpresa. Sua transformação ao longo da história, de tolo feliz à angústia de se sentir um nada e manipulado acontece sem alardes e melodramas. O ator trabalha o olhar, os gestos, o sorriso triste ou irônico durante as descobertas de sua vida mentirosa e ficcional. A descoberta de seu eu, as tentativas de fuga, o cinismo do produtor evidenciam o caos moral da era digital.

"O Show de Truman, o Show da Vida" está em cartaz na sessão especial do TCM, no dia 29, às 22 horas.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por