Uma exigência do governo obrigou nossos automóveis a serem equipados desde janeiro do ano passado com air bags e freios ABS.
Entretanto, não se fez nenhuma campanha educativa para esclarecer o motorista e ocupantes do automóvel como funcionam estes dois equipamentos eletrônicos de segurança. O importante era faturar, o resto não importa...
Como nada se explicou, quase nenhum motorista conhece os detalhes do funcionamento do ABS e air bags. Esta coluna já recebeu diversas questões sobre o assunto.
Uma das que mais aparece é a dúvida do motorista quando se acende no painel a luz de alerta do ABS. Ele fica sem saber se está correndo o risco de perder o freio.
Um deles disse que, ao acender o alerta, foi dirigindo bem devagarinho até a oficina e mostrou a luz para o mecânico. Que disse não ter problema nenhum, que ele podia continuar rodando mas que deveria levar o carro para o reparo.
Que ao se acender, a luz só indica que o sistema eletrônico o ABS deve ter entrado em pane, mas que o carro continua contando normalmente com os freios.
Que só exige mais atenção do motorista pois o sistema anti-bloqueio não vai funcionar numa freada de emergência. Ou seja, as rodas vão travar e sair deslizando pelo asfalto.
O ABS é um dispositivo que interfere no circuito hidráulico dos freios ao perceber que as rodas estão se travando quando o motorista pisa com muita força no pedal.
Ou num piso molhado, ou com areia ou terra. Então, para evitar que elas se travem, o ABS reduz a pressão do sistema hidráulico.
Então, quando a luz do ABS se acende, pode ser um problema no circuito elétrico que acionou o alerta. Muitas vezes, basta desligar e ligar novamente o carro para que ela se apague.
Mesmo que o sistema esteja em pane e a luz de alerta tenha se acendido corretamente, para avisar ao motorista que leve o carro à oficina, o sistema de freios continua funcionando normalmente. Exatamente como num automóvel que não tenha o dispositivo ABS.