ACI promove painel sobre consultoria empresarial

Jornal O Norte
30/04/2009 às 09:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:57

Nágila Almeida


Colaboração para O NORTE

A atividade empresarial é muito diversificada, gestão de pessoal, gestão de processos, finanças, pessoas, entre outros. Um empresário não possui todas as competências. Aí entra o papel do profissional consultor, ajudando a suprir carências dentro da empresa, através de técnicas de gestão especifica.

Esse tema foi tratado durante painel com consultores renomados de Montes Claros, terça-feira, 28, durante a Agenda positiva da ACI - Associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros.

- Em tempos de recessão, a gestão de marketing ajuda a alavancar as vendas. Quando o assunto é renovação tecnológica, a gestão de pessoas atua na capacitação e treinamento de pessoal. Cada empresa apresenta uma demanda de consultoria de acordo com seu negócio, afirma Geraldo Drumond, presidente da ACI.

Gregório Ventura, consultor de gestão empresarial, lembra que - cada empresário deve se perguntar se o modelo de negócio está produzindo resultados satisfatórios. Caso contrário, o modelo deve ser revisto. É necessário ter um diagnóstico da empresa, pontos fortes e fracos. Na prática, os principais problemas não são percebidos pelos empresários.

Para Rita Bichara, consultora da área de planejamento estratégico e marketing, - a consultoria envolve todos os setores. Devemos olhar de fora para dentro e vice-versa. As respostas para os problemas devem ser obtidas pelo próprio empreendedor, que mais conhece o negócio. Devem sair da zona de conforto, com treinamentos, cursos e formar uma equipe de alto desempenho.

- A consultoria de gestão financeira, por exemplo, foca os resultados. A maioria das empresas trabalha com contabilidade externa, deixando muitas ferramentas com caráter pró-ativo em desuso. Todo negócio precisa de balanço gerencial, orçamento, indicadores financeiros, entre outros. Porém, a consultoria ajuda o gestor a usar técnicas para obter melhores resultados – diz Wildes Tupinambá.

Armírio Duque, analista do Sebrae, diz que o Sebrae realiza trabalho de consultoria para pequenas e micros empresas ainda na concepção ou para aquelas existentes no mercado. A consultoria dada, refere-se às áreas de marketing, recursos humanos e finanças.

A partir de 2010, serão oferecidas consultorias nas áreas de educação e transporte. A entidade está distribuindo uma cartilha com dicas de como gerenciar o negócio em períodos de turbulência.

O consultor financeiro Geraldo Guedes destaca que - o consultor não toma decisões, apenas ajuda a buscar novos caminhos para o sucesso do negócio. Guedes lembra, ainda, que em dois séculos, o país já passou por quase 20 ciclos econômicos. Entre altos e baixos, há tempos de alta, estabilização, queda e estabilização, antes de retomar a subida. Estamos na fase de estabilização da queda. Aqueles que souberem se preparar estarão aptos a subir quando a curva de crescimento apontar para o alto, nos próximos anos.

A atividade de consultoria ainda não é sistematizada em Montes Claros. Antônio Reis, da Fundação Dom Cabral - um centro de desenvolvimento de executivos, empresários e empresas, que pratica o diálogo em busca de soluções educacionais, de saúde e ambientais integradas – afirma que - logo a cidade terá uma sede, onde os consultores poderão interagir e trocar experiências.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por