Adenor define conselho para alavancar o desenvolvimento regional

Jornal O Norte
12/08/2009 às 11:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:07

A instalação da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas –Adenor - chega com a meta de unir entidades e empresários na mesma direção: alavancar oportunidades de negócios. Como OSCIP – Organização de Sociedade Civil de Caráter Público -, a Agência visa criar mecanismos para agregar mais investimentos para o Norte de Minas.

A Assembléia de fundação, no dia 29 de julho, reuniu lideranças de várias cidades, como Januária, Bocaiúva, Janaúba, Pirapora, Salinas, Capitão Enéas dentre outras. Na oportunidade, todos puderam conhecer sobre os objetivos e atividades que a Adenor propõe, bem como, opinar sobre o estatuto e a organização do Conselho de Administração.

Geraldo Drumond, Diretor, explica que  - a Adenor tem como finalidades: promover a integração intra e inter-regional; identificar oportunidades de investimentos; acelerar o crescimento econômico sustentável; valorizar a biodiversidade; trabalhar  cadeias produtivas e oferecer infra-estrutura competitiva.

A região agrega potencialidades pouco exploradas. Segundo o empresário e presidente da Câmara de Comércio Líbano-Brasil em Minas, Jamil Habib Curi, - a Adenor deverá desobstruir um dos gargalos do desenvolvimento, a falta de projetos. Outra função será atrair investidores e novos negócios com a divulgação das cadeias produtivas do Norte de Minas – diz.       

Curi ressalta que - em vez de esperar a atenção do governo, a região será proativa incrementando o mercado a partir do próprio empresário. A exemplo da BR-135, quando se tem projetos as coisas acontecem.

Ariovaldo Melo, gerente Fiemg regional Norte, frisa que - mesmo que a Adenor seja de caráter empresarial, o apoio da classe política é essencial. Ele destaca que  - projetos como a criação de um porto seco na região precisam de mais força política. 

De acordo com a primeira Assembléia, formou-se um Conselho de Administração composto por Ariovaldo Melo - Fiemg Regional Norte, Gilson Caldeira-Construtora Antares, Jaques David –Janaúba, Alexandre Viana- Sociedade Rural, Denisson Caldeira-CREA, Luiz Estanislau Martins Veloso-Salinas, Gilberto Santos – CDL e Ronan de Freitas Pereira - Vallée. A Diretoria será composta por Geraldo Drumond, Abilio Carnielli Filho e Alexander Fontana (Pirapora). Deverão, ainda, ser criados conselhos regionais, setoriais e comitês de apoio.

A sede da Adenor deverá funcionar, neste primeiro momento, na Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI. Participaram da assembléia de criação da Adenor, entidades de classe, empresas e lideranças como Área, Sociedade Rural, Sebrae; Associações Comerciais da região, órgãos ligados à Fiemg; faculdades, empresas, bancos de fomento, consultores de projetos socioeconômicos, lideranças políticas, Consórcios Micro Regionais; Prefeituras, Câmaras Municipais e entidades do Governo.

- Com a Adenor, o Norte de Minas terá uma maior integração intra e inter-regional, nos seus 89 municípios para identificar oportunidades de investimentos; pois a Agência atuará no desenvolvimento, elaboração e condução de projetos e ações empresariais e públicas, e ainda como catalisadora de idéias e na organização de debates que contribuam efetivamente no desenvolvimento da região Norte de Minas – diz. (Fonte: Ascom ACI)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por