Aeronave que levava Huck e Angélica teve pane no sistema de abastecimento

Estadão Conteúdo
Publicado em 24/05/2015 às 23:05.Atualizado em 17/11/2021 às 00:11.
O ágil e elegante Emb-820C foi um sucesso na linha dos modelos de pequeno porte da Embraer, apresentada nos anos 1970. Embora a produção tenha sido encerrada há aproximadamente 15 anos, por volta do ano 2000, dezenas desses robustos bimotores ainda voam no País. O avião que transportava os apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica, mais os três filhos do casal, duas babás e dois tripulantes, estava certificado para operar até 2019 - isso indica que passou por uma revisão de linha, um tipo aprofundado de procedimento de manutenção.
 
A provável pane no sistema de abastecimento é incomum, mas não é rara. Pode acontecer por fadiga do componente, falha de operação das bombas e até por causa de sujeira no combustível. Isso ocorre em pontos remotos, na Amazônia por exemplo, onde o controle nos pontos de abastecimento não é rigoroso - mas improvável no eixo Miranda-Campo Grande, e menos ainda em empresas como a sólida MS Táxi Aéreo.
 
PASTO
 
O piloto Osmar Frattini Vaz foi hábil ao optar pelo pouso de emergência em um pasto, coberto de vegetação, e não sobre uma estrada, localizada a apenas 500 metros do ponto de descida. Com o trem de pouso recolhido, Vaz reduziu o atrito da fuselagem com o solo deslizando sobre o capim alto - na rodovia, o abrasão seria maior, provocaria fagulhas, talvez fogo. Ontem à noite, os danos à aeronave eram definidos como pequenos, pelos primeiros técnicos da Aeronáutica que chegaram ao local. A Base de Campo Grande é a sede de um dos mais experientes grupos de socorro e resgate da Força Aérea Brasileira, o Esquadrão Pelicano. 
 
A Embraer era uma jovem empresa em 1975 quando deu início à fabricação sob licença de diversos modelos da americana Piper Aircraft. O objetivo era atender ao considerável segmento do mercado nacional representado pela aviação de pequeno porte. A série 820C, de dois motores, tem capacidade para transportar de 6 a 8 passageiros à velocidade de 350 km/hora, no teto de 5 mil metros. O peso máximo na decolagem não deve exceder 3.100 quilos  Preço médio da aeronave: US$ 380 mil.
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