Agência do governo admite problemas em pagamentos a estudantes no exterior

Milson Veloso - Do Portal HD
29/11/2012 às 14:58.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:53
 (Arquivo Pessoal/Facebook/Reprodução)

(Arquivo Pessoal/Facebook/Reprodução)

Após uma reportagem do Portal HD na quarta-feira (28) mostrando os problemas enfrentados por estudantes brasileiros beneficiados com o programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, na Europa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - fundação do Ministério da Educação (MEC) e uma das responsáveis pela iniciativa no Brasil - divulgou uma nota nesta quinta-feira (29) para explicar a situação.

No comunidado, a Capes admite que houve o atraso no pagamento das bolsas de estudo e pesquisa aos universitários - sem citar quantos foram afetados ao todo - e alega que isso ocorreu por causa da implementação de um novo sistema. De acordo com a diretoria do órgão, "alguns pagamentos em moedas diferentes do dólar americano não foram devidamente processados dentro do prazo estabelecido".

Ainda segundo a nota, as equipes técnicas da Capes e do Banco do Brasil estão trabalhando conjuntamente para que os atrasos ocasionados por essa mudança sejam solucionados imediatamente. Para agilizar a solução dos casos, a Capes recomenda aos estudantes que não receberam suas mensalidades que entrem em contato pelo e-mail pagamentosexterior@capes.gov.br. No documento, a diretoria ainda lamenta pelos transtornos causados aos universitários.


Problemas continuam

Assim como foi retratado na reportagem de quarta-feira, mais de 25 alunos não receberam os benefícios na Alemanha e há relatos de problemas também na Itália e Inglaterra. A estudante gaúcha de Ciências Biológicas, Saskia Medeiros Nickel, 21 anos, que está no primeiro país para um intercâmbio na Universidade de Trier, ainda enfrenta dificuldades para se manter na Europa.

A jovem iniciou a jornada em julho e agora está preocupada em como pagará as contas, caso a situação ainda demore para ser resolvida.  "Já está no fim de novembro e ainda nao recebi a bolsa. Estou sem pagar o aluguel, tendo que cortar despesas com alimentação e adiei a compra de roupas de inverno", explica.

Conforme Saskia Medeiros, o primeiro pagamento, no Brasil, foi feito em dia, mas desde o final de outubro começaram as reclamações. "Somente 20 dias úteis após a entrada no sistema dessa solicitação é que o depósito deveria ser feito na nossa conta. Mas mesmo com esse tempo absurdo pra processar os pagamentes, ainda nao recebi", reclama.

E não foi por falta de aviso. A universitária alega que chegou a entrar em contato com a Capes diversas vezes, sem obter um retorno da coordenação com uma solução para os problemas. "Dizem que nao têm prazo para o pagamento e estão verificando o que aconteceu. Enquanto isso, as contas e o frio vao chegando", conclui.


Indefinição

Sobre a situação na Alemanha, o Portal HD tentou falar com a assistente Técnica do Ciência sem Fronteiras em Berlim, Lucienne Canavarro, mas não recebeu um posicionamento a respeito dos casos. Por meio de uma resposta em um grupo no Facebook dos estudantes na Alemanha, ela diz que tanto a Embaixada do Brasil na cidade quanto os consulados de Frankfurt e Munique já comunicaram a representação em Brasília.
 
"Eles enviaram uma comunicação oficial, assinada pelo Embaixador e pelos Cônsules tratando sobre o atraso das bolsas e citando os nomes dos bolsistas afetados até o momento. Agora, nós estamos aguardando a resposta", explica Canavarro na publicação.

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