Agricultores se preparam para criar suínos

Jornal O Norte
02/12/2008 às 09:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:51

Da Ascom/Senar

A suinocultura é uma atividade importante para a economia brasileira, pois gera emprego e renda para cerca de 2 milhões de propriedades rurais. O setor fatura mais de R$ 12 bilhões por ano. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Suínos, ABCS, a atividade tem atraído pequenos pecuaristas, que precisam se orientar para poder oferecer um produto de qualidade ao consumidor. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Minas em parceria com Sindicatos de Produtores e Trabalhadores Rurais, vem ministrando dezenas de cursos, afim de levar esta orientação, sobre as técnicas na criação de suínos aos interessados.

Nesta semana, a gerência regional do Senar em Montes Claros está levando ao município de Brasília de Minas, o curso Trabalhador na Suinocultura, ministrado para 12 produtores. O instrutor Marcos Antônio Gomes Ramiro, estará orientando-os sobre: reprodução, cio, inseminação artificial, alimentação, parto, maternidade, cuidados sanitários, cuidados com os leitões e uniformização de leitegadas, até o controle zootécnico da criação.

No município, a grande maioria da população rural cria porcos soltos em pastos ou cercados, com alimentação inadequada como restos de comida, o que prejudica  a saúde do animal e conseqüentemente o produto final. O objetivo do Senar é que a atividade, além de gerar emprego e renda para estas pessoas, também produza alimentos de qualidade, sem riscos à saúde do consumidor. Já que a carne suína está cada vez mais presente na mesa do brasileiro. Nos últimos 15 anos, o consumo da carne de porco passou de 8 para 13,1 quilos por habitante/ano, um crescimento de 63,75%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por