Air bag já matou velhinha nos EUA

13/05/2016 às 17:13.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:25

Aparentemente, segurança veicular no Brasil fica em último lugar na preocupação das autoridades de trânsito. Tanto que, apesar de o Congresso e o Contran terem tornado obrigatórios (por pressão de fabricantes) os dispositivos ABS e air bags, não houve rigorosamente nenhuma preocupação do governo em esclarecer os motoristas sobre estes dois equipamentos eletrônicos de segurança. Como eles atuam e os cuidados a serem tomados.

Não adianta, por exemplo, saber que os air bags frontais, obrigatórios no Brasil desde janeiro de 2015, fazem as bolsas se inflarem para proteger motorista e passageiro no caso de um impacto frontal. É importante também saber os cuidados a se tomar no automóvel equipado com este dispositivo.

No caso do motorista, o air bag fica dentro da parte central do volante e exige vários cuidados. O primeiro é manter uma distância mínima de 20 cm para não receber um impacto muito forte no rosto quando a bolsa se infla. O segundo é evitar de colocar objetos metálicos defronte ao tórax (caneta no bolso da camisa, por exemplo) que pode ferir o motorista se pressionado pela bolsa. E, finalmente, posicionar as mãos opostas horizontalmente no volante (15 para as três, no relógio) para evitar que os braços recebam um golpe quando o air bag inflar. 

No caso do passageiro, ele tem que estar a uma distância maior do painel de onde vem a bolsa, pois ela é bem maior que a do motorista: manter um mínimo de 40 cm. Além disso, não não colocar jamaisr os pés sobre o painel, pois no caso de um acidente frontal, quando a bolsa se inflar, ela vai atingí-lo e machucá-lo ao invés de protegê-lo.

Ninguém imagina o tamanho da pancada provocada por uma bolsa inflável: ela é arremetida para fora de seu compartimento a uma velocidade de quase 300 km por hora. Já teve velhinha baixinha norte-americana que dirigia “pertinho” do volante e que morreu quando o air bag se abriu!

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