Aliado de Berlusconi sinaliza apoio a Letta amanhã

Agencia Estado
01/10/2013 às 13:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:56

O senador italiano Carlo Giovanardi, importante liderança do Partido do Povo da Liberdade (PDL), disse que a agremiação do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi deve apoiar o atual governo de coalizão em um voto de confiança que será discutido amanhã no Parlamento. Segundo ele, cerca de 40 parlamentares do partido estão prontos para romper com Berlusconi e apoiar o governo liderado por Enrico Letta.

"Nós estamos determinados a manter o governo. Nós vamos apoiar o voto de confiança a Letta", afirmou Giovanardi, acrescentando que os dissidentes do PDL podem criar um novo partido. Mesmo assim, a situação continua indefinida.

Após Berlusconi ter pressionado durante uma reunião na noite de ontem para que os parlamentares retirassem o apoio ao governo, outra importante liderança do partido, Angelo Alfano, secretário do PDL, pediu união e disse que vai apoiar o governo de Letta.

Letta precisa de cerca de 20 senadores para ganhar o voto de confiança amanhã. Seu governo está por um fio desde o fim de semana, quando Berlusconi ordenou que os cinco ministros do PDL renunciassem, inclusive Alfano.

Mais cedo, o assessor do Partido Povo da Liberdade, Renato Brunetta, questionou a constitucionalidade da medida. "Para qual governo ele está pedindo confiança?", perguntou Brunetta, referindo-se a votação que pode levar à queda do atual governo do país.

O PDL tinha cinco ministros no gabinete de coalizão de Letta, mas todos entregaram seus pedidos de renúncia, sob ordem do líder do grupo e ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Como resultado, há questões jurídicas envolvidas na votação desta quarta-feira, disse Brunetta.

O voto de confiança de quarta-feira deve acontecer no Senado às 6h30 (de Brasília). Fonte: Dow Jones Newswires.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por