Infância junto ao Velho Chico inspira Eymard Toledo a lançar livro para crianças

Jéssica Malta
jmalta@hojeemdia.com.br
13/07/2017 às 19:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:33

Uma reflexão sobre os caminhos trilhados em nome do progresso, protagonizada por uma de nossas maiores fontes naturais. É essa a proposta central de “Tio Flores: uma história às margens do rio São Francisco” (Ed. V&R, 32 páginas, R$ 34,90), que a escritora e ilustradora Eymard Toledo lança amanhã, na livraria Dom Quixote.

O assunto é sério, mas a abordagem é sutil, uma ma escolha da própria autora. “O livro infantil não é um veículo muito comum para falar sobre problemas, mas as crianças têm capacidade de entendê-los e conversar sobre eles com os mais velhos”, explica Toledo. “É uma forma eficiente de mandar a mensagem. As pessoas já têm ido às ruas pelo meio ambiente, precisamos pensar em formas diferentes de abordagem. Achei que esta seria uma forma bonita de falar sobre esse assunto, que é tão sério”.

A escolha do tema não foi por acaso. A autora, que vive na Alemanha há 25 anos, tem vívidas as memórias compartilhadas com sua família às margens do Velho Chico quando criança. “Eu tinha costume de pescar com meu pai quando eu era pequena. Minha família é de pescadores, meus dois irmãos amam pescar. Meus filhos também. Sempre falava para eles que deveríamos fazer isso em Três Marias (cidade mineira às margens do Velho Chico), porque lá era cheio de peixes”. 

Ao dar cabo ao plano, a autora encontrou uma realidade bem diferente daquela que tinha na memória. “Fomos todos equipados e estávamos muito animados. Mas chegando lá, não conseguimos pescar. Conversando com pescadores locais, fiquei sabendo da situação. Tem um problema sério de poluição do rio através dos desmatamentos das margens e também a poluição de fábricas”.

A tristeza com a situação foi motivo para a escritora decidir levar a história às páginas dos livros. Apesar de ter lançado a primeira versão em alemão, Toledo sempre teve vivo o desejo de trazer a narrativa para o Brasil. “É uma oportunidade enorme lançar esse livro aqui. Ainda mais que muitos dos brasileiros desconhecem os seus próprios problemas. Então, quanto mais falarmos disso, melhor”, pontua a autora.

Serviço: Lançamento do livro “Tio Flores: uma história às margens do rio São Francisco” de Eymard Toledo, amanhã, das 11h às 14h na Livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274–Funcionários).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por