Ameaça de manifestações e até de furacão marcam eleição no México

Estadao Conteudo
07/06/2015 às 14:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:23

Milhões de mexicanos votam neste domingo (7) nas eleições de meio mandato. Em jogo estão 500 assentos na Câmara dos Deputados, governo de nove estados, assim como Assembleias Legislativas e prefeituras de 17 municípios. A votação é considerada um referendo ao presidente Enrique Peña Nieto, que está na metade de seu mandato de seis anos.

As pesquisas de opinião indicam que o Partido Revolucionário Institucional (PRI) irá manter o controle da Câmara por uma pequena maioria, com a ajuda dos partidos aliados. Mesmo com a expectativa de que metade dos eleitores compareçam as urnas, o dia é tenso.

As autoridades federais enviaram milhares de tropas e policiais para Guerrero e outros estados mais pobres próximo à costa sul do Pacífico para evitar a manifestação de professores e outros grupos. Essas manifestações causaram a interrupção de estradas, a destruição de urnas e o saque de colégios eleitorais nos últimos dias nos estados de Oaxaca e Michoacán.

Em Nuevo León, estado rico ao norte da fronteira onde está a metrópole industrial de Monterrey, o ex-governador suburbano conhecido como El Bronco pode emergir como o primeiro candidato independente a ganhar o mandato de governador no México.

Na cidade do México, o PRD enfrenta o partido de esquerda Morena, fundado por Andrés Manuel López Obrador, ex-governador da capital mexicana e um concorrente forte nas duas últimas eleições presidenciais. Analistas dizem que um desempenho favorável do Morena pode acelerar a ascensão dos políticos de esquerda e talvez levar Obrador à disputa das eleições presidenciais pela terceira vez em 2018.

Mais turbulência

Neste dia de votação, os mexicanos ainda devem contar com a passagem do furacão Blanca, pelos estados de Baja Califórnia Sur e Sonora. Na região, o fenômeno ameaça vários balneários locais que contam com ocupação nos hoteis de até 70%. Ainda estão em alerta os estados de Nayarit, Sinaloa, Oaxaca, Guerrero, Michoacan, Colima e Jalisco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por