A rodovia Anchieta segue congestionada no final da manhã desta terça-feira, 28. A estrada tem engarrafamento nos três pontos das pistas (planalto, serra e baixada) que chegam a formar 29 km de filas no sentido litoral, segundo a Ecovias, concessionária que administra a rodovia. O trânsito também está parado do km 57 ao 55 no sentido São Paulo.
O congestionamento é reflexo da situação na Cônego Domenico Rangoni, que travou nesta manhã após um decreto da Prefeitura de Cubatão alterar o horário de funcionamento dos pátios de caminhões de carga na cidade. Os pátios, que antes funcionam 24 horas por dia, agora só podem permanecer abertos das 8h às 18h. Muitos caminhoneiros foram pegos de surpresa ao encontrar os pátios fechados, o que provocou a fila quilométrica de veículos comerciais nesta manhã.
Às 11h30, a Ecovias informava que a situação na Cônego Domenico começava a ser normalizada. O decreto, sancionado pela prefeita Marcia Rosa na última sexta-feira, 24, visa eliminar os congestionamentos dentro da cidade de Cubatão. Em nota oficial, a prefeita afirma que o município sofre constates prejuízos com os problemas logísticos nos períodos de safra, já que a estrada é uma das principais vias de acesso ao Porto de Santos.
"A vida da cidade está extremamente comprometida. As pessoas não têm como se locomoverem para o trabalho, a indústria não tem como escoar a produção e os caminhões parados nas estradas com o motor ligado provocam poluição atmosférica, sem mencionar os assaltos nos congestionamentos", disse Marcia, justificando a decisão.
http://www.estadao.com.br