Andréa Arruda Vilella: prestígio em alta

Publicado em 17/01/2018 às 11:13.Atualizado em 03/11/2021 às 00:48.

A renomada arquiteta e urbanista montes-clarense Andréa Arruda Vilella é uma das eleitas para a nova gestão no Conselho Diretor do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU–BR). O pleito foi realizado em Brasília (DF). A querida e competente professora das Faculdades Santo Agostinho, conselheira federal e representante das instituições de ensino superior coordenará a Comissão de Ensino e Formação de Arquitetura e Urbanismo (CEF) do CAU–BR. O presidente eleito é o arquiteto e urbanista Luciano Guimarães, do Ceará. Andréa, uma profissional do mais alto gabarito, merecidamente colhe mais um fruto da sua brilhante carreira profissional. Nossos cumprimentos.

Reflexão
“Parem o mundo que eu quero descer. Só um pouquinho. Não vai atrapalhar ninguém. Deixa eu descer do mundo, que tá duro demais. Ou pelo menos descer do Brasil, que, se o mundo está duro assim, este país então está insuportável ... Senhores comandantes desta coisa pobre, louca, doente e suja que nem sei mais se posso chamar “Brasil”. Vossas excelências sabem o que está acontecendo nesta terra? Parece que não. Os senhores nunca andam nas ruas? Não veem a cara das pessoas? Estou cobrando meus direitos; porque não está dando nem para comer, nem para vestir, nem para morar e muito menos para sonhar. Aí fica mais grave, porque os senhores não têm o direito de matar os sonhos. E não venham nos pedir mais paciência. Estamos muito machucados, explorados e enganados para ter essa coisa mansa chamada paciência” (Caio Fernando Abreu – 1986)

Aprendendo
SOTEROPOLITANO É MAIS QUE BAIANO – Ops! É incrível. O nome de quem nasce na capital baiana vem do grego! Nessa língua, soter significa “protetor” ou “salvador”. Já polis quer dizer “cidade”.

Etiqueta
O hóspede ideal chega e parte pontualmente sempre com presentes e novidades. Carrega apenas uma pequena malinha, está sempre pronto para ajudar, participa, é disputado pelas crianças, contorna qualquer problema sorrindo e deixa muita saudade. O hóspede inconveniente chega de madrugada, traz toneladas de bagagem (apesar de esquecer o mais importante), não move uma palha e vive de cara feia. Enfim, hóspede é como uísque: só se conhece no dia seguinte. O bom deixa você alegre, e o ruim, com uma dor de cabeça que dura dias..

FIGURAS E FATOS

E os decibéis, como ficam?
Na atualidade, nossa cidade se transformou num verdadeiro “pandemônio” que começa ao amanhecer. Tudo causado pelos vários veículos com sons de propaganda que não obedecem ao que determina a lei. Como se não bastassem os carros, agora a coisa vem de bicicleta e pasmem: de charrete também! Já foi o tempo em que na pacata cidade de Montes Claros podíamos nos dar o direito de dormir sossegado até às 7h30. Nas portas dos colégios, então, na saída e entrada de alunos, as diversas festinhas em boates e barzinhos agridem de forma ensurdecedora os ouvidos da população. Para completar, alvarás de licença são autorizados para bares, restaurantes e locais de dança e até em residências enlouquecendo vizinhos com os decibéis atingindo as raias da loucura. A quem reclamar? Ninguém sabe responder, enquanto abusos de tal natureza continuam acontecendo. Exemplo recente: um casal residente em bairro nobre da cidade, depois de quase 20 anos, colocou sua bela residência à venda para fugir do barulho de um restaurante com música ao vivo! Todo mundo tem o direito de lutar pela sobrevivência. Desde que respeite o horário e decibéis estipulados por lei! De leve.
 
Material escolar
O começo do ano é marcado pela volta às aulas e, com elas, vem a busca pelos melhores preços na hora de comprar materiais escolares. Uma pesquisa comparativa de valores dos itens que compõem a lista escolar feita pelo site Mercado Mineiro e divulgada recentemente mostrou que, mais uma vez, o consumidor vai precisar colocar a mão no bolso e gastar mais do que no mesmo período do ano anterior. A melhor alternativa para economizar na hora de comprar os materiais escolares é pesquisar os melhores preços. É bom lembrar que algumas escolas têm o costume de pedir produtos que fogem ao comum na grande maioria das listas de materiais. No caso, questionamento dos pais é um direito.

Lei de Responsabilidade Fiscal: maioridade
No ano em que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) alcança a maioridade, os estados continuam em apuros para fechar as suas contas, sendo obrigados a aumentar impostos, travar contratações, conceder aumentos cada vez menores à massa de servidores públicos do Poder Executivo. Ainda assim, o gasto excessivo com a folha de pagamento levou 16 estados, entre os quais Minas Gerais, a ultrapassar, em 2017, o chamado “limite de alerta”, sendo que três deles tiveram gastos com pessoal em mais de 49% da receita, o que pode levar à cassação do mandato dos governadores. Todavia, até hoje, 18 anos depois da aprovação da LRF, não existe nenhum caso de perda de mandato. De leve.
 
Loucos perambulam pela cidade
Durante a minha infância, passada em nossa ainda pequena Montes Claros, sempre nos chamaram a atenção a vida e a história daquelas personagens que perambulavam de rua em rua, ou mesmo de cidade em cidade, guardando em torno de si uma certa atmosfera de mistério e que despertavam os mais diversos sentimentos: de interesse, de medo, de curiosidade, de pena e outros mais. Eram os “loucos de rua”, esses protagonistas, esses “andarilhos da imaginação”, como nos acostumamos a designá-los. Eram loucos engraçados, amigos de toda população e poucos tinham arroubos de violência ou agressividade. Por esses motivos eram respeitados e queridos pela população. De algum tempo para cá, no entanto, a cidade foi tomada por loucos não se sabe vindos de onde (segundo comentários, muitas prefeituras desovam os pobres coitados por aqui) e alguns, inclusive, com atitudes de certa agressividade colocando em risco a integridade física dos cidadãos. Uma campanha urgente e eficiente precisa ser feita pelos órgãos responsáveis pelo assunto, enviá-los às suas cidades de origem ou, então, procurar um tratamento para essas pobres criaturas. 
 
A bola vai rolar
Os campeonatos de futebol começam a rolar Brasil afora. Vamos torcer para que a vergonha que se instalou nos estádios de futebol com a briga das torcidas que muitas vezes deixam vítimas irrecuperáveis não voltem a acontecer. Que as torcidas organizadas, culpadas pela maioria dos incidentes, meditem e respeitem vidas inocentes que comparecem apenas para torcer pelos seus times preferidos. Chega de violência e desrespeito!
 
Feijoada Beneficente do Rotary Leste
O Rotary Club Leste de Montes Claros programa para o próximo dia 27 deste mês de janeiro uma feijoada beneficente cuja renda será revertida em favor das suas inúmeras obras sociais. Será na Casa do Rotariano, com música ao vivo com Flavim Ribeiro. Prestigiem!
 
Terminando
Adam Smith afirmava: “nenhuma sociedade poderá ser próspera e feliz se a maioria de seus membros for pobre e miserável”. É o Brasil, um país com imensas potencialidades de desenvolvimento, mas cujas instituições econômicas e político-institucionais continuam a produzir desigualdades e assimetrias sociais.
 

(Divulgação)

(Divulgação)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por