Angolanos reelegem presidente que está no poder há 33 anos

Da AFP
02/09/2012 às 08:55.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57

(AFP PHOTO / STEPHANE DE SAKUTIN)

LUANDA - O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no poder há 33 anos, foi reeleito após as eleições legislativas de sexta-feira (31) vencidas por seu partido, anunciou neste domingo (2) o oficial Jornal de Angola. "O MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola) é o grande vencedor das eleições gerais de 2012, e tudo aponta para uma vitória por mais de 75% dos votos", afirma o jornal oficial.

"O primeiro da lista do partido, José Eduardo dos Santos, é eleito presidente da República", completa. Segundo a nova Constituição aprovada em 2010, o líder do partido vencedor nas urnas é automaticamente o presidente da República por um período de cinco anos. Santos, 70 anos, permanecerá no poder.

O jornal oficial informa ainda que a União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) confirmou o posto de segunda força política do país e que o novo partido opositor Casa sofreu uma "grande derrota". De acordo com os últimos resultados parciais divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), após a apuração de 72,5% das urnas, o MPLA tinha 74,1% dos votos, a Unita 17,8% e o partido Casa 4,7%. A oposição anunciou que estava reunindo provas de fraudes na votação, na qual os angolanos escolheram os 220 membros do Parlamento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por