Ao seu lugar de direito: Novo Malibu recoloca a Chevrolet no topo dos sedãs

Homero Gottardello - Hoje em Dia
04/06/2013 às 08:04.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:48

A General Motors foi, durante décadas, a líder nacional de vendas, entre os sedãs grandes. Do saudoso Opala à mais recente geração do Omega, a Chevrolet sempre esteve entre as referências desse segmento, no Brasil. E a lacuna deixada pela marca, no ano passado, volta a ser preenchida no início de 2014, quando o novo Malibu desembarca no país.

O modelo chega atualizadíssimo e com atributos para retomar a liderança perdida para os grandalhões asiáticos. “Apenas 18 meses depois do lançamento da nova geração, adicionamos melhorias que tornam o Malibu mais eficiente e dinâmico, a par das versões esportivas mais caras desta classe”, enfatiza o gerente de engenharia, Ken Kelzer.

Visto de frente, o Malibu 2014 está mais parecido com o irmão maior, o Impala, com um ganho de mais de 3 cm em espaço para as pernas, no banco traseiro. O console central também foi redesenhado e há novos assistentes, como os alertas de ponto cego (SBZA) e de tráfego traseiro (RCTA).

“Estamos falando de um segmento disputadíssimo e não podemos ficar parados”, ressalta o presidente da GM norte-americana, Mark Reuss.


Motor

Eficiência é a ordem do dia e, para fazer seu sedã mais competitivo, a Chevrolet aplicou uma nova tecnologia (iVLC) às válvulas de admissão do motor Ecotec que, junto ao implemento do sistema Start/Stop, reduziu o consumo em 5%. O propulsor 2.5 litros 16V fornece 197 cv e promete médias urbanas de até 9,7 km/l – com uso de gasolina norte-americana, sem adição de álcool anidro.

A unidade turboalimentada (2.0 litros 16V) de 262 cv também ganhou força e, com 14% a mais de torque, se equipara às motorizações V6 chegando a 40,7 mkgf.

A nova calibragem do conjunto de suspensão ainda permite ganhos em conforto e controle direcional. Da mesma forma, a assistência elétrica do sistema de direção traz novos parâmetros, garantindo menor esforço, durante as manobras, e respostas mais diretas, em velocidades mais altas.

A sopa de letrinhas inclui controles eletrônicos de tração (TC) e estabilidade (ESC), frei-os ABS com assistência de emergência (BA), funções dedicadas às curvas (CBC) e perda de eficiência por fading (BFA).

Além do pacote de segurança ativa, toda a linha Malibu 2014 traz nada menos que dez airbags de série, ofertando câmera traseira opcional.

Como o leitor pode ver, o novo sedã tem tudo para devolver a GM ao seu lugar de direito, no segmento mais prestigiado do mercado brasileiro. Renovado, o Malibu também deve encarecer, por aqui, ultrapassando a casa dos R$ 110 mil.

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