Apenas 6,6% dos jovens cursam ensino técnico, diz Senai

Francisco Carlos de Assis
20/09/2012 às 13:30.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:26

Apenas 6,6% dos brasileiros com idade entre 15 e 19 anos estão matriculados em cursos de educação profissional. Trata-se de um porcentual muito baixo se comparado, por exemplo, com o da Alemanha, que atinge 53% dos jovens nessa faixa etária. É o que mostra o mapa do trabalho industrial elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que está sendo apresentado nesta quinta-feira na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

"Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho", disse o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi.

O estudo aponta ainda que o Brasil terá de formar 7,2 milhões de trabalhadores em nível técnico e em áreas de média qualificação para atuar em profissões industriais até 2015. Desse total, 1,1 milhão serão de trabalhadores para ocupar novas vagas.

Essa necessidade de formação de profissionais produzirá oportunidades em 177 ocupações, que vão desde trabalhadores da indústria de alimentos até supervisores da produção de indústrias químicas e petroquímicas.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por