Após cerca de 9 horas fechado, aeroporto Santos Dumont reabre

Da Redação*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
Publicado em 28/05/2017 às 16:58.Atualizado em 15/11/2021 às 14:45.

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, reabriu para pousos e decolagens às 18h50 deste domingo (28), após passar praticamente o dia todo fechado por causa de uma forte neblina que atingiu a zona sul e o centro da cidade desde o meio da manhã.

De acordo com Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o terminal, houve 36 voos atrasados e 47 cancelados nas chegadas e 25 atrasados e 47 cancelados nas partidas. Com isso, o saguão do aeroporto ficou lotado de passageiros o dia todo. Muitos serão hospedados em hotéis para passar a noite e só seguirão para os seus destinos amanhã (29).

A assessoria da Infraero informou que cada companhia aérea adotará as medidas que acharem mais adequadas para atender aos passageiros, mas que todas devem seguir a Resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estabelece direitos e deveres dos clientes destes serviços.

A jornalista Patrícia Basilio, de 28 anos, tinha viagem marcada para São Paulo às 11h50 e conseguiu remarcar para as 16h45, pelo aplicativo de celular. Às 16h, foi avisada que o voo só partiria às 17h20. "As filas estavam enormes. Quem ficou no guichê só conseguiu remarcar para o fim do dia ou para amanhã. Eu remarquei pelo celular, e troquei de aeroporto por conta própria", contou ela.

O estudante de direito Felipe Conrado, de 18 anos, viajou ao Rio com um grupo de colegas da faculdade para participar de um seminário e tentava voltar para São Paulo a tempo para o show do britânico Ed Sheeran, marcado para começar às 20h. Ele e os amigos chegaram a cogitar alugar um carro, para não perderem os ingressos.As companhias se comprometem a reembolsar hotel e refeições para os passageiros que não residem no Rio de Janeiro e que remarcarem seus voos para amanhã. Para isso, eles têm que enfrentar "filas quilométricas" no saguão do aeroporto. A empresa aérea Gol ofereceu um telefone de atendimento. Os clientes reclamam, no entanto, que as linhas telefônicas estão congestionadas e que, por isso, preferem enfrentar fila.

A dona de casa Euzenira Silva, de 52 anos, conta que chegou a despachar a bagagem no Santos Dumont e que, depois de cancelado o voo que pegaria para Brasília às 15h, teve a passagem remarcada para as 20h no Galeão. Está com dificuldade, porém, de transferir as malas a tempo de embarcar. Acompanhada da mãe e da sogra, ela lamenta o transtorno e cansaço causados às pessoas idosas.

Já a empresária Cristiana Furlan, de 44 anos, comemorava no saguão do Santos Dumont por ter conseguido remarcar o retorno a São Paulo, onde mora e trabalha, para as 10h40 de amanhã, no Galeão. "Tive que remarcar os compromissos. Fazer o quê?", disse a engenheira.

* Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo

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