Aprovação do Código Florestal mobiliza produtores rurais do Norte de Minas

Jornal O Norte
31/03/2011 às 15:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:25

Janaína Gonçalves


Repórter

A votação do novo Código Florestal, que está prevista para o próximo dia 5 de abril na Câmara dos Deputados, em Brasília, contará com a participação de mais de 10 mil pessoas. A presença dos produtores rurais do Norte de Minas também fará a diferença na mobilização.

Divulgação





Código Florestal volta a ser discutido

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Laugthon, 10 ônibus já foram disponibilizados para que os produtores participem do movimento. A mobilização será nacional, com a participação de todas as federações do Brasil, e também será esta uma forma de apoiar a aprovação da reforma do Código Florestal Brasileiro, proposto pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Ele explica que a não aprovação Código florestal Brasileiro coloca a maioria das propriedades rurais brasileiras irregulares, aproximadamente 99%, segundo a CNA.




BENEFÍCIOS

Com a aprovação, os estados terão poder de decisão nas situações das necessidades da região. No caso do Norte de Minas, a Mata Seca é um do temas mais discutidos, em prol da realidade vivida pelos produtores rurais locais.

- É importante este movimento para colocar uma legalidade no código, uma vez que há muitos produtores na ilegalidade – observa Ricardo Laugthon.

Outro aspecto importante, conforme ressalta o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, é melhorar a qualidade de produção agrícola da região e a produtividade, uma vez que o país tem se tornado referência mundial em plantio, bem como a soja, carne e café.

A proposta do deputado Aldo Rebelo é fazer com que os estados elaborem seus programas de regularização ambiental seguindo determinações nacionais para as APP – Áreas de preservação permanente e reserva legal. A manifestação conta com o apoio da CNA – Confederação de agricultura e pecuária do Brasil, Faemg – Federação de agricultura de Minas Gerais e do Sindicato Patronal Brasileiro.


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por