Sob a a batuta do Sebrae-MG, com apoios da Prefeitura Municipal e da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araxá, a orquestra dos sabores araxaenses voltou a brilhar no cenário gastronômico mineiro.
Desde o sucesso do livro “Araxá Põe a Mesa”, que imortalizou receitas das quituteiras da terra de Dona Beja, algumas décadas atrás, a cidade não contava com um movimento de tamanha importância para a sua imagem e reconhecimento, tendo como protagonistas os empresários locais.
A criação de projeto Metendo a Colher, que tem como principais objetivos a retomada do crescimento turístico da cidade através da culinária e de sua identidade gastronômica regional, está mexendo com a cabeça e com os sentidos de todos que tem visitado os principais bares e restaurantes de Araxá.
Metendo a Colher
Inicialmente pensado como mais um evento gastronômico para se juntar ao Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, que acontece há 8 anos, o projeto Metendo a Colher, que começou a ser trabalhado há cerca de cinco meses, cresceu conceitualmente e se transformou num grande movimento pela gastronomia regional.
Os produtos emblemáticos deste sub território Alto Paranaíba no Território do Cerrado, como os queijos artesanais certificados, as farinhas de biju, as cachaças de alambique, os cafés especiais, os peixes e outros, que conferem à região o reconhecimento como uma das mais ricas em sabores do Estado, foram as estrelas das receitas preparadas por 11 donos de bares e restaurantes da cidade.
Este movimento Metendo a Colher, se propõe a realizar diversos eventos ao longo de 2016, nas ruas e também em parcerias com o Grande Hotel Tauá e o Festival Internacional, democratizando e valorizando a produção e os cozinheiros locais, e principalmente se transformando em mais um grande atrativo desta linda cidade, conhecida por suas fontes termais, pelo rico nióbio, pelas histórias de Dona Beja e pelos seus doces maravilhosos.
O Festival e o “Beijo da Beja”
O pontapé inicial do movimento Metendo a Colher aconteceu durante uma semana no início desse mês, quando os bares e restaurantes receberam um grande público, que prestigiou e aprovou a iniciativa.
A grande atração, que vai certamente se incorporar à imagem de Araxá, foi a criação de um novo símbolo gastronômico local para se juntar aos famosos doces cristalizados. Cada estabelecimento criou uma versão do bolinho carinhosamente apelidado “Beijo da Beja”, com uma receita comum a todos, cujo ingrediente principal é o queijo artesanal curado, porém com molhos ou recheios diferenciados.
E a partir de agora, segundo os empresários e empreendedores que acreditaram nesta oportunidade proporcionada pelos importantes parceiros, quem visitar Araxá e não experimentar os “Beijos da Beja” não conheceu a cidade.
Vejam alguns dos pratos e os depoimentos sobre o evento:
A Choperia Avenida 651 apresentou o “Senzala”, composto por carne serenada na casa, servida na abóbora cabotiá, coberta com lágrimas de queijo Araxá, acompanhada de farofa de jiló e banana empanada na farinha de biju de Sacramento.
“Achei muito interessante a iniciativa da ACIA e do Sebrae de criar o festival Metendo a Colher. Nós realmente precisamos nos organizar melhor para vender Araxá também nesta área de gastronomia. Temos na região excelentes produtos e preservamos a qualidade gastronômica de Minas Gerais que faz parte dos hábitos e costumes do nosso dia-a-dia. A união de todos nós deste setor é importante para trabalharmos em conjunto em prol do crescimento do turismo de Araxá e região”, afirma a empresária Élida Pontes.
O Arena’s Bar apresentou a “Doradinha”:
Espetinho de Dourada no azeite de açafrão com vinagrete de pimenta biquinha e farinha de biju de Sacramento.O empresário Alessandro Ribeiro, conhecido como Bolão, diz que foi muito importante participar do projeto Metendo a Colher e receber no Arena o chef Avelar. “O projeto é bem bacana e esta dando ainda mais visibilidade aos bares e restaurante de Araxá”, diz Bolão.
O Restaurante e Pizzaria Tarantela apresentou o ‘Lombo da Beja ao Caramelo de Café’:
Lombo grelhado com caramelo de cebola e café, servido com mandioca cozida e couve frita. O empresário Teo, proprietário do Tarantela ficou muito satisfeito com o resultado final do prato que foi preparado pelo chef Pedro e equipe. “Realmente é uma iniciativa extremamente positiva, onde tivemos a oportunidade de enriquecer o nosso currículo ao interagirmos com outros empresários do setor de alimentação de Araxá”, afirma Teo.
O Bossa Nova apresentou a “Canelada”:
Caneta de porco cozida a baixa temperatura, esturricada em óleo quente, com purê de banana nanica apimentada e crispy de couve. O Restaurante Bossa Nova, do empresário Juninho Lemos, mostrou toda a sua sofisticação durante a realização do projeto ‘Metendo a Colher’.