Às vésperas de UPP, policial é morto na Rocinha

Marcelo Gomes
14/09/2012 às 19:58.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:18

Faltando uma semana para a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela da Rocinha, em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, um policial militar foi morto por volta das 22h30 desta quinta-feira em confronto com bandidos da comunidade. O soldado Diego Bruno Barbosa Henriques, de 25 anos, foi atingido por um tiro de pistola calibre 9 milímetros na cabeça, quando fazia patrulhamento na parte alta da favela. Ele chegou a ser levado ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu. Este é o terceiro caso de morte de policiais em favelas com UPPs ou em processo de pacificação desde o início do programa, em dezembro de 2008. A UPP da Rocinha será inaugurada na próxima quinta-feira.

Após o ataque, o policiamento foi reforçado na Rocinha. Cerca de 130 homens fizeram uma operação nesta sexta-feira para procurar os assassinos do soldado. Um menor suspeito de envolvimento no crime foi detido em casa, após uma ligação feita ao Disque-Denúncia (21-2253-1177). No imóvel, os PMs encontraram munição de pistola 9mm, a mesma que vitimou Diego. Aos PMs que o prenderam, o menor teria confessado o crime, dizendo que estava com dois comparsas. Entretanto, em depoimento na Divisão de Homicídios (DH), o adolescente negou a versão.

Diego e outros três policiais patrulhavam a favela a pé quando foram surpreendidos pelos bandidos na esquina do Beco 99 com o Caminho do Terreirão, na parte alta da comunidade. A polícia encontrou dois carregadores de pistola 9 mm no local nesta sexta. Também havia várias pichações em muros e portões com o apelido do jovem suspeito detido, e a sigla da facção criminosa que dominava a Rocinha.

Pelo twitter, o governador Sérgio Cabral (PMDB) garantiu que não haverá retrocesso nas comunidades pacificadas: "O ataque de ontem na Rocinha é mais uma ação desesperada dos marginais. A diferença é que até 2 anos atrás a polícia era a invasora. Agora, o bandido é o invasor. A paz é o nosso objetivo para todas as regiões do nosso estado", escreveu o governador no microblog.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por