Associação comemora dia do engenheiro

Jornal O Norte
28/10/2008 às 09:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:48

Ascom/Agro-NM


 


Neste mês, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Norte de Minas-AGRO-NM reuniu os profissionais da classe, seus familiares e convidados, no clube dos Fazendeiros, para um jantar em comemoração do Dia do Engenheiro Agrônomo.

Na ocasião, aconteceu também solenidade formal para entrega do Prêmio AGRO-NM de Desempenho Profissional 2008, criado há sete anos, para homenagear profissionais da classe agronômica e entidades que contribuem para o fortalecimento do agronegócio regional. O encontro teve também como finalidade o congraçamento dos profissionais e a interação dos mesmos com os diversos segmentos da sociedade.

A solenidade, dirigida pelo presidente da AGRO-NM Fernando Britto (foto), contou com representantes do CREA-MG, do Sindicato de Engenheiros em Minas Gerais-SENGE, da prefeitura de Montes Claros, do ICA/UFMG, EMATER, CODEVASF, Sociedade e Sindicato Rural de Montes Claros, da Associação de Veterinários e Zootecnistas do Norte de Minas, da AREA, do IAB, da Mútua-Caixa de Assistência do Profissional do CREA, da CREDINOR, clubes de serviço, clubes sociais e imprensa montes-clarense, dentre outros.

Os engenheiros agrônomos, presentes em grande número ao evento, renderam homenagens ao Banco do Brasil como instituição pública pelos 200 anos, representado na ocasião pelos gerentes Marcos Senra e João Paulo Guedes; ao jornalista Magnus Medeiros, no segmento imprensa, pelos seus trinta anos de jornalismo. Foram homenageados, pelo trabalho precursor da organização da classe na região, os engenheiros agrônomos Afonso Rodrigues Avelar, Ernani Santiago Tribuzzi, Fábio Lafetá Rebelo e João Carlos Pena de Araújo Moreira.

Em seus pronunciamentos, tanto o diretor de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Engenharia Aloizio Cunha quanto o secretário do SENGE destacaram a importância da AGRO-NM no processo de aproximação dos profissionais com o conselho e sindicato, e ainda, a importância de a entidade homenagear o profissional que se destaca e os parceiros que contribuem para a valorização da classe.

Fernando Britto lamentou que poderiam, naquela noite, ter mais motivos para comemorar se não fosse a crise mundial de alimentação por que passa a humanidade, no momento atual, quando, segundo dados da FAO, quase 1 bilhão de pessoas, ou 1/6 da população do planeta, passam fome ao redor do mundo. O presidente da AGRO-NM frisou que a história da fome se confunde com a história da humanidade, e que a fome está presente na política na forma pública e em alarde; a fome está na guerra na forma ceifadora de vidas; a fome está na religião sempre reservada e silenciosa do jejum; a fome está no cerne da tragédia humana, mas sempre a humanidade contou com o engenho científico do próprio homem para amenizá-la. Concluindo, enalteceu a classe que lidera dizendo que a ciência, com a participação fundamental do engenheiro agrônomo cientista, fertilizou a terra para o ganho de produtividade; controlou pragas e doenças para viabilizar produção; reinventou novas sementes através da genética para expandir os cultivos. Esta mesma ciência terá, mais uma vez, que criar alternativas para superar a atual crise mundial.

Além das homenagens, das festividades de confraternização, do lançamento do folder institucional e da campanha de valorização profissional através da qual, durante o mês de outubro, foram expostos vinte e cinco cartazes de outdoor em Montes Claros e Janaúba, a AGRO lança dois cursos de capacitação profissional. Um de dimensionamento de sistemas de irrigação e outro de estudos de impactos ambientais e licenciamento ambiental, encerrando assim as comemorações do Dia do Engenheiro Agrônomo neste ano de 2008.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por