Ataque em shopping de Nairóbi, no Quênia, deixa 39 mortos e mais de 150 feridos feridos

AFP
21/09/2013 às 16:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 12:38

NAIRÓBI - O ataque contra um shopping em Nairóbi deixou neste sábado 39 mortos e 150 feridos, informou o presidente queniano Uhuru Kenyatta em mensagem à Nação. O Quênia "já superou ataques terroristas no passado e vencerá novamente", disse Kenyatta em rede nacional de TV, revelando que "pessoalmente perdeu membros de sua família" na ação terrorista.
    
"Nossas forças estão a caminho de neutralizar os agressores e de garantir a segurança no shopping", revelou Kenyatta
sobre as operações, que prosseguem pela noite. "Eles querem implantar o medo e o desânimo em nosso país, mas não nos deixaremos intimidar. O terrorismo é a filosofia dos fracos".
    
"Peço a Deus que os reconforte. Meu governo lhes dará o apoio necessário nos dias que virão", prometeu o presidente
aos familiares das vítimas. O ataque foi reivindicado pela milícia somali 'Shebab', ligada à Al-Qaeda, como represália à intervenção das forças armadas do Quênia no sul da Somália, após o governo queniano "ignorar reiteradas advertências".

O shopping Westgate Mall, um dos mais luxuosos da capital queniana, é frequentado principalmente por africanos
abastados, indianos e ocidentais. O Palácio do Eliseu informou que dois franceses morreram no ataque, a chancelaria em Londres revelou que "sem qualquer dúvida" há britânicos entre as vítimas e o departamento de Estado disse que há americanos feridos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por