Atentado do 11 de setembro faz 13 anos; relembre

Hoje em Dia
Publicado em 11/09/2014 às 11:41.Atualizado em 18/11/2021 às 04:10.
 (Divulgação)
(Divulgação)

Há exatamente 13 anos acontecia o maior atentado terrorista dos Estados Unidos. Dois aviões sequestrados pela Al-Qaeda, se chocaram contra o topo dos edifícios que formavam o World Trade Center (WTC), em Manhattan, Nova York. Quase três mil pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

Após essa tragédia que mudou o mundo e que deixou governantes e a população chocada, a zona do Marco Zero, uma área de 65.000 metros quadrados em Lower Manhattan, passou a atrair milhares de turistas que visitam todos os dias o local para prestar suas homenagens as vítimas do ataque, com destaque para a data de hoje, 11 de setembro, que completa mais um ano do acontecimento.

Nesta quinta-feira será realizada uma cerimônia oficial para os familiares das vítimas do atentado, onde serão recordados os vários momentos da tragédia. De acordo com informações do Memorial Museum, as homenagens se iniciam com um minuto de silêncio, seguido por toques de sinos nas horas em que os aviões chocaram contra as Torres, uma conversa com a comunidade sobre os ataques, leitura dos nomes de cada uma das vítimas em voz alta e o hastear de uma bandeira a meia-haste.

Também estão previstas cerimónias no Pentágono, que também foi atingido, e em Washington, para onde se dirigia o vôo 93, alegadamente para atingir a Casa Branca (despenhou-se Shanksville, Pennsylvania, por ação dos passageiros que se viraram contra os terrotistas).

 

Memorial Museu

O Museu Memorial fica na área onde se encontravam as Torres Gêmeas. Os nomes das vítimas foram gravados próximos de quedas de espelhos d'água e recebem, nesta data, flores e bandeirinhas americanas, deixadas por parentes, amigos e turistas. Desde então, cerca de 4,5 milhões de pessoas já visitaram o local, que aberto ao público. "Este ano, pela primeira vez, porque o museu abriu em maio, os familiares vão poder visitá-lo como parte das cerimónias, afirmou Michael Frazier, porta-voz do novo espaço.

 

Atentado do 11 de setembro faz 13 anos; relembre

One World Trade Center

Inaugurado em 2014 com 280 mil metros quadrados de espaço para escritórios. O prédio de 104 andares tem altura de 415 metros e chegará a 541,5 metros com a instalação de uma antena. Os observatórios ficarão nos andares 100, 101 e 102.

Uma multidão de turistas visita a área de 6,5 hectares todos os dias, fotografando os novos edifícios que estão sendo erguidos no local e ainda estão incompletos. O novo World Trade Center já é o prédio mais alto da cidade, à frente do Empire State, localizado na intersecção da 5ª Avenida com a West 34th Street na cidade Nova York. A previsão é de que ele seja finalizado em 2015.
 

 Atentado do 11 de setembro faz 13 anos; relembre

Medo de novos ataques

Onze aviões comerciais desapareceram do aeroporto de Tripoli, na Líbia, aumentando o temor de que haja ataques terroristas no norte da África para marcar o 13º aniversário do fatídico 11 de Setembro. As aeronaves, que pertencem a Libyan Airlines e a Afriqiyah Airways, sumiram depois que militantes do grupo extremista islâmico Libya Dawn tomaram o aeroporto.

De acordo com o jornal Washington Free Beacon, nas últimas duas semanas, o governo dos EUA recebeu relatórios dos órgãos de inteligência alertando que um ou mais aviões podem ser utilizados em ataques no dia 11 de setembro, ou mais para o fim do mês. “Sabemos o que pode acontecer com aviões sequestrados”, afirmou fonte oficial norte-americana ao Daily Mail.

O receio de atos terroristas é reforçado porque o próximo 11 de setembro não será apenas o 13º aniversário do ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono, mas também vai marcar dois anos da invasão da Embaixada dos EUA na Líbia, quando quatro norte-americanos foram mortos. 

Em função do sumiço dos aviões, as forças militares do norte da África, incluindo países como Marrocos, Argélia, Tunísia e Egito, estão em alerta máximo.

Atentado do 11 de setembro faz 13 anos; relembre

 

Confira as imagens:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por