Ativada na Dinamarca a usina eólica mais potente do mundo

AFP
Publicado em 30/01/2014 às 21:38.Atualizado em 20/11/2021 às 15:42.
COPENHAGEN - A fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas Vestas anunciou nesta quinta-feira (30) ter posto em funcionamento a turbina mais potente do mundo, que ocupa a superfície de três campos de futebol.
 
O protótipo da primeira usina eólica marinha V164 do grupo, com capacidade de 8 megawatts, produziu eletricidade, informou a Vestas. Este protótipo foi instalado em terra firme em um centro de testes do noroeste da Dinamarca.
 
Se a demanda permitir, Vestas espera começar a produção em série em 2015.
 
"Esperamos que reduza o custo da energia para nossos clientes", explicou à AFP um porta-voz da Vestas, Michael Zarin.
 
"É possível ter menos turbinas para obter a mesma quantidade de eletricidade (...) É possível economizar muito em coisas como cimento, cabeamento e a subestação", acrescentou.
 
A turbina produz o equivalente ao que consomem 7.500 lares europeus.
 
Em 20 de janeiro, o grupo nuclear francês Areva e a fabricante espanhola de turbinas eólicas Gamesa anunciaram que estavam negociando a reunião em uma nova empresa conjunta de suas atividades de energia eólica marinha, com a finalidade de desenvolver também uma gigantesca energia eólica de uma potência de 8 megawatts.
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por