Atlético marca nos minutos finais e termina Mundial na 3ª colocação

Vinícius Las Casas - Hoje em Dia
Publicado em 21/12/2013 às 16:31.Atualizado em 20/11/2021 às 14:57.
 (Fadel Senna)
(Fadel Senna)

O Atlético conseguiu garantir o terceiro lugar no Mundial de Clubes, no Marrocos, com a vitória sobre o Guangzhou Evergrande, por 3 a 2. Em um jogo de muitas emoções, Diego Tardelli, Luan e Ronaldinho Gaúcho marcaram os gols do Galo, o camisa 10, inclusive, foi expulso já nos minutos finais, por agredir um atleta chinês.

O JOGO

Ainda com a dor de cabeça da eliminação na semifinal do Mundial de Clubes, o Atlético entrou em campo para a disputa do terceiro lugar da competição da Fifa. No entanto, parecia que os mineiros cantariam de Galo no sábado no Marrocos. Logo aos dois minutos, o Galo conseguiu abrir o marcador. Marcos Rocha recebeu bola na direita e mandou para a área, Diego Tardelli se antecipou aos defensores e empurrou para as redes da equipe chinesa.

Mas a alegria alvinegra em Marrakesh durou pouco. Seis minutos, para ser mais exato. O Guangzhou Evergrande passou a gostar do jogo e se atirou ao ataque. Elkeson teve liberdade para finalizar na área atleticana e acertou o travessão, Gao Lin, de voleio, devolveu para o meio da área, com a bola sobrando limpa para Muriqui empatar. Aos 12, Jô voltou a assustar o time chinês, dando a impressão de que voltaria a tomar o controle do confronto. Ledo engano, em bobeira defensiva, Gao Lin recebeu bola livre, avançou sentido ao gol de Victor e finalizou. O goleiro defendeu no primeiro momento. No rebote, Lin tentou o cabeceio, sendo empurrado por Lucas Cândido, pênalti assinalado. Na cobrança, Conca deslocou o goleiro e virou o marcador para o Evergrande.

E o Guangzhou continuava . Aos 18, após cobrança de escanteio, Elkeson cabeceou com violência e a bola explodiu no travessão, já com Victor batido. Apática, a defesa do Galo seguia sofrendo com a equipe chinesa. Em falta cobrada pelo argentino Conca, cheia de veneno, no ângulo do arqueiro alvinegro, o goleiro Victor teve que esticar todo para fazer a defesa.

Aos 25, após o baque de dois gols em poucos minutos e acompanhar a maior força ofensiva do Evergrande, o Galo conseguiu voltar a impor seu jogo. Marcação por pressão e tentativa de usar a velocidade dos seus homens de frente para atacar. Algumas boas chances foram criadas, a mais aguda, com Ronaldinho Gaúcho, em cobrança de falta, defendida pelo goleiro Lin, aos 37 minutos. No contragolpe, os chineses continuavam a assustar, sobretudo com Muriqui, que fazia um carnaval na ala esquerda atleticana.

Se na primeira cobrança de falta, Shuai Li defendeu, na segunda, aos 45, Ronaldinho marcou. No ângulo, o talentoso camisa 2 empatou o confronto na decisão do terceiro lugar do Mundial de Clubes.

SEGUNDO TEMPO

A tônica da primeira etapa seguia no período final. Uma montanha-russa atleticana. Em alguns momentos, a equipe conseguia exibir um futebol envolvente e dominava o confronto contra o Guangzhou. Em outros, aparentava estar perdida em campo e sem nenhum poder de reação, sendo presa fácil para Elkeson, Conca e companhia.

Aos quatro minutos, na bola parada, arma mais perigosa dos alvinegros, Ronaldinho tentou surpreender na cobrança de escanteio e mandou direto para o gol. Se a bola entra, ia ser mais uma pintura do camisa 10 nos gramados.. Mas, a partir de então, o Atlético voltou a se ver em queda livre. Elkeson perdeu duas chances inacreditáveis, sendo uma dentro da pequena área, com Victor já vencido. Aos 12, Conca fez jogada espetacular e rolou para Muriqui, o atacante finalizou, de primeira, para defesa milagrosa do camisa 1 do Galo. Na cobrança de escanteio, Elkeson mandou a bola no travessão. O Atlético se segurava como podia...

Cuca tentou dar mais velocidade ao time do Atlético e fez uma mudança tática ousada. Tirou Jô, centroavante e que exercia função de pivô, e colocou o atacante Luan. Desta forma, Tardelli foi deslocado para o centro do ataque e Luan caía pela direita. O objetivo era deixar a equipe mais veloz e confundir os defensores chineses. A mudança pareceu funcionar rapidamente. Luan roubou bola no campo de ataque e rolou para trás, Ronaldinho Gaúcho, aos 25 minutos, chutou, com o defensor do Guangzhou salvando em cima da linha. Mais veloz, o Galo chegava com força pelas alas, mas faltava um finalizador.

Aos 34, em cobrança de escanteio, Victor, novamente, operou mais um milagre para impedir a vitória chinesa, Marcos Rocha desviou contra o patrimônio Aos 42, Ronaldinho tentou cavar falta e foi pisado, no chão, pelo jogador chinês. O camisa 10 atleticano, então, revidou com um chute em Xu, sendo expulso pela agressão. Mesmo com um a menos o Galo conseguiu chegar ao gol que confirmou o terceiro lugar na competição. Aos 46 minutos, Fernandinho deu passe para Luan, que saiu livre na frente do gol chinês e só teve o trabalho de deslocar o arqueiro e virar o marcador: 3 a 2.  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por