(Divulgação/Audi)
CAMPINAS – O motor 1.4 litro 16V mais potente fabricado no Brasil é o Econoflex, da Chevrolet, que desenvolve 102 cv. Os demais, produzidos por Fiat, Peugeot-Citroën e Volkswagen, não ultrapassam a barreira dos 90 cv. E o que se pode dizer de uma unidade com o mesmo deslocamento e 185 cv? Pois é, o novo Audi A1 Sport alcança essa proeza e acaba de chegar ao Brasil, com performance de carro grande e preço sugerido a partir de R$ 109 mil.
Para conseguir esta cavalaria, a marca das quatro argolas implementou o propulsor com dois sistemas de sobre alimentação: um turbo e um compressor volumétrico. O motor chegou a ser utilizado no Polo GT, mas se mostrou inviável para um compacto de baixo custo – na Europa, claro!
No Audizinho, ele serviu como uma luva, recorrendo a um engenhoso sistema engenhoso que se controla o fluxo de ar no compressor mecânico, por meio de uma embreagem na polia da bomba d’água, acionada sob demanda por indução magnética. Para completar o conjunto, o A1 Sport conta com o câmbio automatizado Stronic de sete marchas e dupla embreagem, que garante aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e velocidade máxima de 227 km/h.
Silêncio
O melhor do A1 Sport é que guarda toda sua performance com o máximo de discrição. “Essa polia tem um sistema de acoplamento semelhante a uma embreagem convencional, para evitar qualquer tipo de tranco no acoplamento”, explica o instrutor técnico da Audi brasileira, Lothar Weringhaus.
Mas o que chama atenção no foguetinho foi a instalação de uma espécie de subwoofer junto ao para-brisa, para ressoar o som da motorização. “É uma unidade muito silenciosa, então instalamos um módulo que amplifica o ronco dentro da cabine”, afirma Weringhaus.
E o som do propulsor toca como música!