Bancada mineira indecisa sobre criação de Fundo Eleitoral

15/08/2017 às 19:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:05

O Movimento Vem Pra Rua criou ontem o Mapa contra o Fundo Eleitoral. O mecanismo consiste na divulgação, na internet, do posicionamento dos deputados federais, por bancadas estaduais, sobre a criação do Fundo Especial de Desenvolvimento da Democracia, como o denominou o relator da proposta, deputado Vicente Cândido (PT), ou, simplesmente, Fundo Eleitoral. 

O Vem Pra Rua é contra a matéria. Como já fez em outras ocasiões, quer mostrar ao eleitor quais os parlamentares aprovam a ideia. 

Em Minas Gerais, até o momento, da bancada de 53 deputados federais, 52 estão indecisos, conforme o levantamento do Vem Pra Rua - que será atualizado diariamente. Apenas o deputado Marcus Pestana (PSDB) declarou ser favorável ao Fundo. 

A proposta já está pronta para ir a plenário e faz parte do pacotão da reforma política, que foi fatiado. 
Será criado um Fundo, já para as eleições de 2018, com R$ 3,6 bilhões para serem repartidos entre os partidos. A sugestão é uma forma de angariar recursos de forma rápida para o pleito, já que a Justiça proibiu o financiamento privado. Ela também ocorre quando o Congresso discute o tamanho do déficit do setor público e alternativas, como o aumento da carga tributária, para tentar tampar o buraco. 

Até o momento, a ideia é a de que o dinheiro seja distribuído da seguinte forma: 2% entre todos os 35 partidos existentes, 49% de acordo com a votação de cada um deles na última eleição para a Câmara, 34% conforme a proporção das atuais bancadas e 15% na proporção das bancadas no Senado. O relator propôs que o partido divida o dinheiro entre os candidatos destinando 50% para aqueles que disputarão vagas para presidente, governador e senador e a outra metade entre os postulantes a deputado federal (30%) e estadual (20%).

“O Movimento Vem Pra Rua, que combate a corrupção e luta por renovação política, se posiciona frontalmente contra a criação do Fundo, que apelidamos de bolsa-eleição, ou bolsa-político. Não aceitaremos mais essa desfaçatez. Com todo esse dinheiro nas mãos, não haverá renovação alguma em 2018, porque não haverá novos candidatos que conseguirão concorrer com os ‘candidatos milionários’, diz nota do Movimento. 
Para valer para as eleições de 2018, o Fundo terá que ser aprovado na Câmara e no Senado até o próximo mês. 

Presente aos mineiros
A Forno de Minas e a Cabify firmaram parceria para presentear moradores da capital mineira com kits de pão de queijo. A ação ocorre apenas amanhã, em comemoração ao Dia do Pão de Queijo, iguaria mineira que caiu no gosto também do mercado externo. 


Para ganhar o kit, o usuário terá que solicitar um carro da Cabify pelo aplicativo e pedir para que o motorista faça a rota desejada passando por um dos três pontos de distribuição. 

Nesses locais, haverá promotores aguardando para entregar pães de queijo assados na hora, preparados pela Forno de Minas. Os pontos são: Hotel Boulevard Express (Av. Getúlio Vargas, 1640); Savassi Dayrell Hotel (R. Espírito Santo, 901, Centro) e Posto Pica Pau (Av. Sra. do Carmo, 1925, Carmo Sion).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por