Bancários fazem paralisação contra demissões no Santander e no Itaú

Débora Zampier - Agência Brasil
05/12/2012 às 16:10.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:05
Cobrança pode ser feita uma única vez ao ano e somente por meio de acordo ou convenção coletiva (Tânia Rêgo/ABr)

Cobrança pode ser feita uma única vez ao ano e somente por meio de acordo ou convenção coletiva (Tânia Rêgo/ABr)

RIO DE JANEIRO – Funcionários do Banco Santander interromperam as atividades nesta quarta-feira (5) para protestar contra uma possível demissão em massa. Na capital fluminense, as agências localizadas na Avenida Rio Branco ficaram fechadas, pegando muitos clientes de surpresa.

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, o banco já fez algumas demissões esta semana. “Ontem, nós tínhamos vários companheiros no sindicato que foram demitidos, a maioria com mais de 20 anos de empresa, alguns próximos da aposentadoria. O banco não está respeitando nada, nem o direito à estabilidade de pré-aposentadoria”, destacou.

Os funcionários do Banco Itaú, que, segundo o sindicato, vem acompanhando um processo de demissões desde 2011, também aderiram ao movimento. Segundo o sindicato, foram 13 mil demissões em apenas um ano e meio.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) informou por meio da assessoria que não iria comentar o protesto. Já o sindicato dos bancários disse que vai continuar pressionando as empresas para forçar uma negociação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por