Banco do Nordeste tem novo superintendente em MG e ES

Jornal O Norte
22/11/2007 às 10:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:23

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Novo superintendente do BNB- Banco do Nordeste será apresentado nessa sexta-feira à comunidade montes-clarense. Quem assume a cadeira é José Mendes Batista que já se diz empenhado em promover o desenvolvimento da região com ações que beneficiem o produtor e região que sofre nesse momento com seca.

- Nesse primeiro momento já iniciamos um trabalho de polarização dos trabalhos relacionados ao desenvolvimento local realizadas por entidades privadas e públicas na área mineira da Sudene e litoral norte e noroeste capixaba. Com isso esperamos criar uma sinergia de ações favoráveis à atração de novos investimentos para a região. Também estamos articulando com o governo do Estado de Minas Gerais e entidades de classes, uma forma de amenizar os impactos da estiagem que assola nossa região, sobretudo os mini e pequenos produtores rurais, diz o novo superintendente do BNB.



O presidente do BNB, Roberto Smith estará presente à solenidade para empossar o novo superintendente de Minas Gerais e Espírito Santo. Também devem estar presentes o diretor da área de negócios, Paulo Sérgio Rebouças Ferraro, e o ex-superintendente de MG/ES e atualmente da Bahia, Nilo Meira Filho.

Desde o ano de 2005 quando a superintendência foi criada os produtores e agroempreendedores dizem que o acesso tanto às linhas de crédito quanto a própria superintendência ficou facilitada, já que a sede funciona em Montes Claros.

Ainda na vigência de Nilo Meira alguns dos problemas a serem resolvidos era a questão da melhoria da qualidade dos projetos encaminhados ao banco. Para tanto, uma parceria firmada com a ACI- Associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros pretendia orientar os projetistas sobre a maneira correta de elaborar um projeto.

Nilo disse que o banco havia detectado uma deficiência em elaboração de projetos, que faz com que estes não sejam aprovados; e o pior: o recurso fica retido no banco, quando poderia servir para promover o desenvolvimento.

INVESTIMENTOS

Segundo dados do BNB, até o final de outubro desse ano, a superintendência de MG/ES aplicou cerca de R$ 304 milhões, através de mais de 76,8 mil operações de crédito. Os recursos do FNE- Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste representam 64% do total. Já o Crediamigo realizou mais de 25 mil operações em Minas Gerais e Espírito Santo.

Uma das apostas do banco é no turismo sustentável além de incentivar os micro e pequenos empresários a organizar e melhor gerir seus negócios. Aos poucos as pessoas têm percebido que o turismo pode fomentar a economia regional, e por isso mesmo o setor hoteleiro tem visado a conquista do cliente pelo bom gosto, atendimento e comodidade.

Projetistas dizem que empresários de Grão Mogol, Janaúba, e Montezuma têm procurado por ele para elaborar projetos turísticos, tendo em vista o melhoramento das estradas da região. A iniciativa visa estruturar a cadeia produtiva do turismo com projetos que alavanquem o desenvolvimento do Norte de Minas.

O ex-superintendente do BNB, Nilo Meira afirmou que vários investimentos estão sendo disponibilizados pelo Prodetur, e que a região do entorno de Diamantina foi contemplada com recursos da ordem de R$ 56,7 milhões, o que também pode acontecer com o Norte de Minas, tendo em vista seu potencial turístico.

- O vapor Benjamim Guimarães é um potencial para arregimentar a economia via turismo, o que está em franco correr em Pirapora - assinalou.

Tanto o BNB quanto os agricultores familiares também tem alcançado sucesso nas negociações feitas com o Pronaf- Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar. O índice de inadimplência tem sido de 1%, conforme o banco.

O NOVO SUPERINTENDENTE

José Mendes Batista é funcionário do Banco do Nordeste há 25 anos, formado em economia pela Unimontes- Universidade Estadual de Montes Claros, com MBA em Gestão Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Possui cursos de especialização em cooperativismo, finanças corporativas e avaliação e diagnóstico de empresas. Recentemente ocupava a função de Gerente Geral da Central de Análise de Projetos de Montes Claros e também já exerceu as funções de Gerente Geral em agências em Minas Gerais e Espírito Santo, entre outros cargos no banco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por