Bares da rua Pium-í se unem para vencer a crise

Janaína Oliveira
joliveira@hojeemdia.com.br
06/06/2016 às 08:49.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:46
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Empresários de um dos endereços mais boêmios de Belo Horizonte se uniram para vencer a crise econômica. Proprietários de 12 bares e restaurantes instalados na rua Pium-í, no bairro Anchieta, resolveram montar um a associação para driblar as dificuldades, promover ações de marketing e trazer de volta o freguês disposto a gastar.

Uma das formas para enfrentar as adversidades financeiras foi juntar as forças para tornar a região ainda mais atraente para quem curte gastronomia, entretenimento e cerveja gelada. De concorrentes a aliados, eles viram a clientela aumentar e até o caixa engordou.

Ao todo, os 12 associados - Quermesse, Pellegrino, Gilboa, Utopia, Kabuto, Café do Carmo, Almanaque, Muuu, Cia do Boi, Albanos, Itatiaia Radio Bar e La Farina - geram 300 empregos diretos e indiretos, com um faturamento que ultrapassa os R$ 2 milhões.

De acordo com a presidente da associação, Lígia Imanishi, a ideia de unir os bares e restaurantes da rua Pium-í surgiu em 2015, devido ao jejum imposto pela crise. "O intuito é dar mais força aos comerciantes na hora de cobrar do poder público a atenção que a rua merece. Geramos centenas de empregos e atendemos milhares de pessoas. Por isso, nada mais natural que nos unamos em busca de mais segurança, infraestrutura e qualidade nos serviços urbanos”, disse a empresária, dona do O Kabuto.

Juntos, segundo Lígia, os empresários conseguiram otimizar custos, promover ações conjuntas de marketing, estabelecer parcerias e atuar politicamente junto aos órgãos públicos da cidade, em busca de mais comodidade, lucratividade e segurança para comerciantes, funcionários, frequentadores e moradores.

“As ações políticas também são muito importantes, como a tentativa de novos horários para o recolhimento de lixo, melhora da fluidez do trânsito na região e reuniões com a PM”, afirma a presidente da entidade recém-criada.

O site da associação está no forno, e irá divulgar a agenda semanal. Um livreto de promoções e ofertas será finalizado nas próximas semanas. “Também estamos desenvolvendo um vídeo promocional para divulgar os associados e nosso propósito”, conta.

O cliente que vai se divertir na rua Pium-í tem à disposição um cardápio para todos bolsos e gostos. O menu inclui comida mineira, baiana, japonesa, italiana, francesa, churrasco, petiscos, drinks, cervejas artesanais, vinhos, cafés e muito mais.

“É um mix bem variado de sabores, preços e entretenimento. A rua tornou-se um grande ponto de encontro para se comer e beber bem, assistir jogos, ouvir música ao vivo, paquerar, dançar, comemorar uma conquista e estar entre amigos”, diz Lígia.

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