(Lucas Prates)
Empresários de um dos endereços mais boêmios de Belo Horizonte se uniram para vencer a crise econômica. Proprietários de 12 bares e restaurantes instalados na rua Pium-í, no bairro Anchieta, resolveram montar um a associação para driblar as dificuldades, promover ações de marketing e trazer de volta o freguês disposto a gastar.
Uma das formas para enfrentar as adversidades financeiras foi juntar as forças para tornar a região ainda mais atraente para quem curte gastronomia, entretenimento e cerveja gelada. De concorrentes a aliados, eles viram a clientela aumentar e até o caixa engordou.
Ao todo, os 12 associados - Quermesse, Pellegrino, Gilboa, Utopia, Kabuto, Café do Carmo, Almanaque, Muuu, Cia do Boi, Albanos, Itatiaia Radio Bar e La Farina - geram 300 empregos diretos e indiretos, com um faturamento que ultrapassa os R$ 2 milhões.
De acordo com a presidente da associação, Lígia Imanishi, a ideia de unir os bares e restaurantes da rua Pium-í surgiu em 2015, devido ao jejum imposto pela crise. "O intuito é dar mais força aos comerciantes na hora de cobrar do poder público a atenção que a rua merece. Geramos centenas de empregos e atendemos milhares de pessoas. Por isso, nada mais natural que nos unamos em busca de mais segurança, infraestrutura e qualidade nos serviços urbanos”, disse a empresária, dona do O Kabuto.
Juntos, segundo Lígia, os empresários conseguiram otimizar custos, promover ações conjuntas de marketing, estabelecer parcerias e atuar politicamente junto aos órgãos públicos da cidade, em busca de mais comodidade, lucratividade e segurança para comerciantes, funcionários, frequentadores e moradores.
“As ações políticas também são muito importantes, como a tentativa de novos horários para o recolhimento de lixo, melhora da fluidez do trânsito na região e reuniões com a PM”, afirma a presidente da entidade recém-criada.
O site da associação está no forno, e irá divulgar a agenda semanal. Um livreto de promoções e ofertas será finalizado nas próximas semanas. “Também estamos desenvolvendo um vídeo promocional para divulgar os associados e nosso propósito”, conta.
O cliente que vai se divertir na rua Pium-í tem à disposição um cardápio para todos bolsos e gostos. O menu inclui comida mineira, baiana, japonesa, italiana, francesa, churrasco, petiscos, drinks, cervejas artesanais, vinhos, cafés e muito mais.
“É um mix bem variado de sabores, preços e entretenimento. A rua tornou-se um grande ponto de encontro para se comer e beber bem, assistir jogos, ouvir música ao vivo, paquerar, dançar, comemorar uma conquista e estar entre amigos”, diz Lígia.