Beatles sob a ótica do Uakti em três shows

Cinthya Oliveira - Do Hoje em Dia
15/11/2012 às 10:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:18
 (sylvio coutinho/divulgação)

(sylvio coutinho/divulgação)

Aos que adquirirem o disco “Uakti Beatles” nos próximos dias, uma recomendação: fiquem longe do encarte e embarquem num divertido exercício de tentar identificar quais são as músicas do quarteto de Liverpool que ganharam arranjos especiais do grupo mineiro.
O mesmo exercício pode ser feito entre hoje (15) e domingo (18), quando o Uakti faz um show totalmente dedicado ao Fab Four no Grande Teatro do Palácio das Artes.

No repertório, além das 16 faixas do disco recém-lançado via selo Sonhos & Sons – como “Get Back”, “Come Together”, “Eleonor Rigby”, For No One”, “Something” –, também estarão três composições que não foram gravadas. Surpresas. O desejo de registrar um trabalho de homenagem aos Beatles é algo natural para um músico, segundo o percursionista Paulo Sérgio Santos. “Todo mundo tem um momento de visitar a obra dos Beatles. É uma influência que todo músico teve em sua vida, seja melódica ou harmônica”, afirma Santos.

A ideia do projeto partiu do arranjador Marco Antônio Guimarães, um fã dos Beatles desde a juventude, quando chegou a ter uma banda cover dos ingleses.
Ele passou cerca de um ano trabalhando na adaptação das músicas para a peculiar sonoridade do Uakti. “Tive que respeitar bem a melodia porque, quando se adquire os direitos autorais, há uma exigência de que a música não pode ser muito modificada”, diz Guimarães, que selecionou as composições de que mais gostava e as que funcionavam melhor com os instrumentos do grupo.

A novidade não está no desenvolvimento de um instrumento inédito (o Uakti criou mais de 70 ao longo de 33 anos de trabalho). A sonoridade do grupo está diferente pela inserção de instrumentos musicais básicos: a guitarra em “Get Back” e o piano em “Golden Slumbers” e “Come Together”. A flauta contrabaixo também é um elemento novo para o quarteto. “Quando entra uma guitarra ou um piano é que o nosso som fica mais inusitado”, diz Santos.

O lançamento do CD vai contar com familiares do quarteto. Haverá participações especiais de Josefina Cerqueira (esposa de Santos) e Regina Amaral (esposa do Artur Andrés Ribeiro). Quatro filhos também participam. l
Uakti no Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro). Nesta quinta (15) e sábado (19), às 21h; domingo (18), às 19h. R$60 e R$30 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por