Bersani descarta coalizão com centro-direita italiana

Agencia Estado
01/03/2013 às 14:18.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:29

O líder da coalizão de centro-esquerda da Itália, Pier Luigi Bersani, descarta categoricamente uma grande aliança com o partido de Silvio Berlusconi depois de as eleições do fim de semana passado resultarem em um impasse no Parlamento, segundo reportagem do jornal italiano La Repubblica.

"Deixe-me dizer isso com absoluta clareza: a ideia de uma grande coalizão não existe e nunca vai existir", afirmou Bersani ao diário. A coalizão de centro-esquerda recebeu 29,54% dos votos totais nas eleições desta semana para o Parlamento, enquanto a coalizão de centro-direita recebeu 29,18% dos votos.

De acordo com a legislação eleitoral italiana, quem recebeu mais votos fica com 340 dos 630 assentos da Câmara baixa, enquanto os partidos restantes dividem as outras cadeiras proporcionalmente. No entanto, a coalizão de Bersani não obteve a maioria no Senado e o partido de primeiro-ministro interino, Mario Monti, obteve apenas 18 assentos - o que impede que seu apoio a Bersani forme uma maioria.

Bersani também afirmou que vai propor um programa de governo com sete ou oito itens à diretoria de seu partido na próxima semana e depois ao presidente do país, Giorgio Napolitano, que começará a consultar todos os partidos após 15 de março para tentar formar um governo.

Esse programa inclui colocar o emprego no topo da agenda política, porque "a austeridade sozinha nos levará a uma catástrofe", disse Bersani ao jornal. "Redução de dívida e déficit precisa ser uma meta de médio prazo", declarou. As informações são da Dow Jones.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por