Brasil comemora Dia Nacional do Campo Limpo

Jornal O Norte
18/08/2008 às 15:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:41

Valéria Esteves


Colaboração para O NORTE

Comemorado pela primeira vez neste ano como data oficial do calendário brasileiro, o Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto). A data deve reunir cerca de 95 mil pessoas em 24 estados do Brasil. A informação é do inpEV- Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que promove hoje em todos os estados brasileiros eventos sobre a conscientização do uso correto bem como destino das embalagens de agrotóxicos.

O dia, criado em 2005 por iniciativa do inpEV, foi institucionalizado por meio da Lei nº 11.657/2008, cujo projeto foi elaborado pelo senador Jonas Pinheiro, falecido em fevereiro passado.

- A institucionalização do Dia Nacional do Campo Limpo como data do calendário oficial brasileiro é uma grande vitória de toda a cadeia produtiva agrícola, pois cada elo dessa cadeia tem sua parcela de contribuição para o sucesso do sistema de destinação final de embalagens vazias de fitossanitários no país, comemora o diretor-presidente do instituto, João Cesar Rando.

Segundo informações do inpEV- nos dois primeiros meses do ano, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo foram responsáveis por encaminhar 764 toneladas às unidades de recebimento, o que representa, em relação ao mesmo período de 2007, um aumento de 11,4% no ES, 8,3% em MG e 5,5% em SP. Apenas em fevereiro, os quatro Estados retiraram, juntos, 306 toneladas do campo – 15% do total destinado em todo o Brasil.

Em Minas Gerais, nos dois primeiros meses do ano, o sistema recebeu 319 toneladas de recipientes vazios, o que representa 8,8% do recolhido no país. Em fevereiro, esse número foi de 100 toneladas. Neste ano, o Estado passou da marca de 50 unidades de recebimento – 39 postos e 11 centrais. Os dois postos mais novos entraram em operação no início deste ano, um em Iturama, preparado para receber cerca de 250 toneladas por ano, e outro em Coimbra, na região de Viçosa, que atenderá dez municípios.

Sabedor de que o produtor rural deve ficar atento ao uso de equipamentos como luvas, máscaras, óculos de proteção, avental, botas, chapéu, entre outros, e ainda, tendo em vista que no Brasil cerca de cinco mil agricultores morrem por intoxicação de agrotóxicos no campo, o Senar- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou curso sobre o assunto em Itacambira.

Segundo a assessoria do Senar foram profissionalizados nos meses de março e abril 24 trabalhadores rurais.

O curso Trabalhador na Aplicação de Agrotóxicos ministrado pelo Senar levou aos trabalhadores, todas as orientações de manuseio de equipamentos e proteção pessoal no trabalho, além de lições de proteção ao meio ambiente.

CELEBRAÇÃO

Para celebrar a data, serão realizadas atividades durante toda a semana de 18 de agosto e, no dia 22,sexta-feira. Noventa centrais estarão com suas portas abertas para a comunidade. Nessa ocasião, as unidades promoverão, nas suas instalações, atividades educativas para seus visitantes, como estudantes de escolas locais, universidades, agricultores, agrônomos e autoridades. - Queremos desenvolver, principalmente nas futuras gerações de agricultores, os conceitos de conservação e preservação ambiental e a consciência para o campo limpo - destaca João Cesar Rando.

Desde sua criação, o Dia Nacional do Campo Limpo já atingiu 125 mil pessoas em todo o país. Em 2007, mais de 76 mil pessoas foram envolvidas nas ações do Dia Nacional do Campo Limpo, realizadas por 93 centrais de recebimento de embalagens vazias, de 21 Estados brasileiros.


 


Resultados nacionais: 14,5 mil toneladas no destino certo nos primeiros sete meses do ano.

De janeiro a julho deste ano, as unidades de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas de todo o Brasil encaminharam para reciclagem ou incineração 14,5 mil toneladas de recipientes. Esse volume representa um crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 13,3 mil toneladas. Apenas em julho, 2,4 mil t foram retiradas do meio ambiente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por