(KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP)
Pressionado em virtude de maus resultados antes de chegar a Londres, o vôlei masculino do Brasil teve uma estreia tranquila nos Jogos Olímpicos, neste domingo (29). A equipe comandada por Bernardinho enfrentou a Tunísia, teoricamente um dos adversários mais fracos do grupo B, e conquistou a vitória por 3 sets a 0.
Contando com o apoio da torcida brasileira, em bom número no ginásio (até o atacante de futebol Nenê, do Paris Saint-Germain, estava presente), o Brasil se impôs com parciais de 25/17, 25/21 e 25/18 para chegar ao triunfo em sua primeira apresentação nas Olimpíadas. Bernardinho não se deixou levar pelo resultado favorável e berrou bastante, como de costume, mas pôde realizar alguns testes em sua formação.A vitória igualou o Brasil a Rússia e Estados Unidos na ponta da tabela do grupo B, cada um com 3 pontos ganhos. O russos venceram a Alemanha por 3 sets a 0, enquanto os norte-americanos repetiram o placar diante da Sérvia. No jogo mais equilibrado da chave, a Polônia (atual campeã da Liga Mundial) bateu a tradicional Itália por 3 sets a 1.
O Brasil voltará à quadra às 18 horas (de Brasília) de terça-feira (31), para enfrentar a Rússia, em um teste mais difícil. No mesmo dia, a Tunísia buscará a sua recuperação diante da Sérvia.