Brasil goleia Camarões e vai jogar as oitavas de final contra o Chile em BH

Gláucio Castro - Hoje em Dia
23/06/2014 às 18:58.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:07

(Marcelo Sayão/EFE)

Ainda faltavam dez minutos para o início da partida entre Brasil e Camarões quando o telão do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, exibiu a imagem do atacante Neymar, com o número dez nas costas. Era tudo que os 69.112 torcedores, que lotavam o estádio que leva o nome de um dos grandes gênios do futebol brasileiro, precisavam para soltar os primeiros gritos eufóricos da tarde.

Mais do que ovacionar o maior astro do país na atualidade com a bola nos pés, a comemoração era praticamente uma homenagem antecipada ao jogador que minutos mais tarde faria cada um dos quase 70 mil pagantes sentissem orgulho de ter se esforçado para comprar o ingresso e ido ontem ver a Seleção jogar no Mané Garrincha. Neymar foi o grande responsável pela goleada de 4 a 1, marcando os dois primeiros gols e protagonizando lances geniais, difíceis de serem acompanhados pelos companheiro tamanha sua velocidade.

Confira a galeria de imagens do jogo:

Com mais uma atuação impecável, o menino de ouro do futebol brasileiro colocou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. No próximo sábado, o time do técnico Luiz Felipe Scolari enfrenta o Chile, no Mineirão, no primeiro duelo do mata-mata deste Mundial. Além disso, o camisa dez lidera a artilharia da Copa, com quatro gols.

Ainda bem que Neymar nasceu no Brasil, senão a sequência do Mundial poderia ter sido bem diferente. Mais uma vez, a equipe do rabugento Felipão mostrou muitas deficiências, principalmente pelo lado direito, com Daniel Alves, onde surgiu o gol de empate dos camaroneses, marcado por Matip, e no meio de campo, setor em que Oscar pouco jogou. Sem armação, Fred só foi aparecer no segundo tempo para marcar seu primeiro na Copa e o terceiro do Brasil.

Embalados pelas quase 70 mil vozes que se uniram para cantar os últimos versos do Hino Nacional, o time brasileiro partiu para cima, dando mostra de que poderia até aplicar uma goleada no adversário, que ainda não tinha marcado nenhum gol na Copa e perdeu os dois primeiros duelos.

Com cinco minutos de bola rolando, Neymar e companhia já tinham dado muito trabalho ao goleiro Itandje. Mas foi apenas um lampejo. Até Neymar abrir o placar, em brilhante jogada de Luiz Gustavo, pela esquerda, os torcedores de Brasília levaram alguns sustos, principalmente Aboubakar pegava na bola.

No segundo tempo, principalmente depois da entrada de Fernandinho no lugar de Paulinho, o Brasil mostrou uma postura mais firme em campo e não levou os mesmos sustos da etapa inicial. A boa atuação de Fernandinho foi premiada no final com o quarto gol da Seleção, aos 39.

Da aflição do início do jogo, a torcida, enfim, pôde soltar o grito de olé no fim do duelo. Camarões volta para casa sem nenhum ponto conquistado neste Mundial. 

FICHA TÉCNICA CAMARÕES 1 x 4 BRASIL   CAMARÕES: Itandje, Nyom, N’Koulou, Matip, Bédimo, Mbia, Nguemo, Enoh; Aboubakar (Webo), Moukandjo (Salli) e Choupo-Moting (Makoun). Técnico: Volker Finke.   BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Fernandinho), Oscar; Hulk (Ramires), Neymar (Willian) e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.   Motivo: Neymar (aos 17’ e 34’), Matip (aos 26’ do 1º tempo); Fred (aos 4) e Fernandinho (aos 39’ do 2º tempo) Data: 23 de junho de 2014 Estádio: Mané Garrincha Local: Brasília Árbitro: Jonas Erikson (SUE) Auxiliares: Mathias Klasenius (SUE) e Daniel Warnmark (SUE) Público: 69.112 Cartões amarelos: Enoh, Mbia e Salli (Camarões)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por