Buracos nas estradas saem caro para os donos de automóveis

Do Hoje em Dia
12/02/2013 às 16:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:56

(Divulgação/Bosch)

O Carnaval vai passar, mas aqueles buracos de que você vem desviando, desde o Natal, vão ficar no mesmo lugar, aumentando de tamanho, inclusive, até as próximas eleições. E o leitor sabe que nem sempre é possível desviar deles, bem como passar devagar em uma valeta ou lombada, onde o trânsito muitas vezes impede o motorista de evitar as armadilhas do asfalto.

Não demora muito e os sinais de que a suspensão do veículo não vai nada bem serão notados. Então, para ajudar a evitar problemas com o sistema ou mesmo reconhecer os barulhos que podem alertar seus sinais, preparamos algumas dicas para o leitor.

Quando o carro passa por buracos e logo em seguida dá sinais de vibração no volante ou barulhos vindos das rodas, a suspensão é a primeira suspeita. Mas o pior problema é quando os buracos causam estragos silenciosos, que só são identificados quando se agravam.

Bolhas

“Bolhas internas que podem se formar nos pneus, desbalanceamento de rodas, desalinhamento da direção, desgastes prematuros das buchas da suspensão e vazamentos nos amortecedores, que causam instabilidade em velocidades mais altas e desgastam de forma prematura os pneus são alguns exemplos”, enumera o consultor técnico da Oficina Brasil, Antonio César. “Certos buracos podem até prejudicar seriamente o motor”.

Para evitar isso, o especialista aconselha verificar a calibragem dos pneus regularmente e manter o carro com as revisões sempre em dia para evitar folgas. “As folgas de peças e o desgaste prematuro de buchas, por exemplo, prejudica a estabilidade, comprometendo, inclusive, itens como pneus e rolamentos, gerando até aumento de consumo de combustível”, alerta César.

Além disso, é fundamental manter o carro alinhado e as rodas balanceadas.

Avaliação

Para verificar se os buracos realmente danificaram o automóvel, ele recomenda levar o carro para uma avaliação, que, na maioria dos casos, é gratuita e engloba a análise do alinhamento (medição da geometria do veículo e verificação da bandeja), a revisão dos pneus e a vistoria visual do motor, que pode ter sofrido danos com possíveis pancadas em sua parte inferior provocando vazamentos de óleo e amassamento do cárter.

Dependendo do reparo a ser realizado, os buracos podem custar de R$ 150 a mais de R$ 300 pela troca de um pneu, ou de R$ 1.500 a R$ 4 mil pela retífica do motor. Então, todo cuidado é pouco.

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