A Caixa Econômica Federal informou, por meio de nota, que não suspendeu o crédito do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e que os financiamentos imobiliários continuam disponíveis para contratação nas agências do banco em todo país.
De acordo com o comunicado, “as concessões de crédito imobiliário estão ocorrendo dentro das novas regras e os financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não sofreram nenhuma mudança em suas condições”
A empresa informou ainda que, em 2015, a principal fonte de recurso para crédito imobiliário será o FGTS e as operações do Programa Minha Casa Minha Vida. O motivo é a elevação da taxa Selic e o impacto da redução da captação da poupança.
Conforme anunciado anteriormente, a partir do dia 4 de maio, o limite para operações com recursos da poupança vai passar de 80% para 40% no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), pelo Sistema de Amortização Constante (SAC).