Campanha no rádio e na tv: horário gratuito com dez dos 11 que teriam direito

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
09/10/2020 às 20:54.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:45

(ARQUIVO AGENCIA BRASIL)

Dos 15 candidatos a prefeito de BH, dez participaram da primeira propaganda eleitoral gratuita de 2020, que foi ao ar no início da tarde de ontem, no rádio e na TV. Além de Bruno Engler (PRTB), Cabo Xavier (PMB), Marília Garcia (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU), sem direito ao horário em razão da não superação da cláusula de barreira pelos partidos, em 2018, Fabiano Cazeca (Pros) ficou fora.

O candidato informou, por nota, que gravou o programa, mas a direção da legenda não enviou o material ao TRE-MG. Surpreso, disse ter registrado ocorrência na PM. “Solicitei uma posição oficial sobre essa postura do partido, que considero prejudicial à minha candidatura e também à chapa de candidatos à Câmara Municipal de Belo Horizonte. Não recebi”. 

Entre os postulantes que se apresentaram ao eleitorado, a maioria preferiu falar de si e dos currículos. Como o tempo na TV é pequeno (seis candidatos, por exemplo, têm menos de 20 segundos de exposição cada), alguns preferiram informar endereços eletrônicos de suas campanhas.

João Vitor Xavier (Cidadania), dono do maior tempo (3min16s), abriu o programa relembrando o trabalho como deputado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), focando em sua atuação na CPI sobre a tragédia de Brumadinho. Já o prefeito Alexandre Kalil (PSD), com o segundo maior programa (2min46s), relembrou a eleição de 2016 e reforçou que não irá prometer o que não é possível fazer. 

Dois candidatos usaram os poucos segundos para se mostrar como defensores de valores cristãos tradicionais: Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) e Lafayette Andrada (Republicanos). Já Marcelo Souza e Silva (Patriota) se apresentou como um líder lojista.

Luisa Barreto (PSDB) fez um apanhado de seu currículo como gestora no setor público, especialmente como secretária-adjunta de Romeu Zema. O governador, aliás, apareceu no horário gratuito, mas ao lado de Rodrigo Paiva (Novo). Áurea Carolina (Psol) relembrou ter sido a vereadora mais bem votada em BH em 2016 e sua ida para a Câmara de Deputados em 2018, enquanto Wadson Ribeiro (PCdoB) reforçou que representa a esquerda.

Nilmário Miranda (PT) encerrou a propaganda eleitoral gratuita com uma proposta lúdica, relembrando a história de luta política da população da capital. O horário eleitoral gratuito será exibido até 12 de novembro (o primeiro turno será dia 15). Apenas os candidatos a prefeito terão direito aos programas em blocos, veiculados em dois períodos de 10 min cada. 


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por