O ex-pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) Marco Antônio Zago, candidato a reitor, recebeu o apoio de um dos três adversários. O ex-diretor da Poli José Roberto Cardoso divulgou carta em que recomenda apoio a Zago, que venceu a consulta feita com toda USP. A eleição ocorre nesta quinta-feira, dia 19.
Cardoso, que foi o menos votado na consulta, não retirou a candidatura, mas afirmou que a tendência mostrada nas urnas é "clara e devemos nos posicionar". "Baseado no princípio de ver a USP unida e ajudá-la a resgatar a ética de nossas instituições, convidamos nossos apoiadores a confirmar seu voto em nossa chapa e votar também na Chapa 3 Todos pela USP, liderada pelo prof. Marco Antônio Zago", disse, em carta.
Essa foi a primeira vez que a comunidade foi consultada. Apesar de não ter efeito prático na sucessão, o argumento para a criação da consulta era de que a vontade da maioria pudesse ser um indicativo para os professores na assembleia eleitoral, que define a lista tríplice a ser encaminhada para o governador Geraldo Alckmin (PSDB). É Alckmin quem nomeia o reitor.
Zago recebeu na consulta 6.678 votos - e foi o mais votado entre os docentes e alunos. O ex-superintendente de Relações Institucionais Wanderley Messias da Costa ficou em segundo, com 5.504 votos - ele liderou entre os funcionários. No total, Hélio Nogueira da Cruz recebeu 4.343 votos e Cardoso, 3.344. Se o apoio de Cardoso a Zago se expressar nas urnas, a lista tríplice já ficaria definida.
Em carta aberta à comunidade acadêmica, o reitor da USP, João Grandino Rodas, declarou apoio a Costa. "Estou convicto de que os candidatos Wanderley e Suely (Vilela, candidata a vice-reitor) são os melhores e conduzirão a universidade a novos patamares de excelência e visibilidade", diz Rodas, no texto divulgado pela chapa.
http://www.estadao.com.br