(Reprodução/Material de Campanha/Carlin Moura)
Em vez de usar eleitores de Contagem, o candidato à prefeitura, deputado estadual Carlin Moura (PCdoB), optou por utilizar modelos fotográficos internacionais em seu material de campanha. Imagens de estudantes austríacos, jovens chineses e “apoiadores” canadenses fazem a vez dos eleitores do município da Região Metropolitana de Belo Horizonte nos panfletos do comunista.
Todas as fotografias foram retiradas de bancos de imagens internacionais, cujo direito de uso só é garantido mediante pagamento. Do contrário, as empresas detentoras das fotos e os modelos podem acionar a Justiça por uso indevido de imagem e direitos autorais. Nenhuma das fotos da campanha comunista possui crédito.
Do Canadá à China
Em um dos panfletos, no qual propõe o meio-passe estudantil, Carlin usa a imagem de uma suposta estudante de Contagem com um cartão de transporte coletivo na mão. Porém, a “estudante” na verdade é uma canadense que posou para a divulgação de um cartão de crédito operado naquele país.
A campanha do candidato comunista mudou a cor da camiseta da modelo e o conteúdo do cartão, inserindo a logomarca de Carlin.
A reabertura da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) também faz parte das propostas de governo de Carlin. No caso, estudantes hispânicos ilustram o material do candidato. As fotos foram retiradas de uma campanha chinesa para promoção de intercâmbio estudantil.
Outro lado
Carlin Moura se negou a responder às perguntas do Hoje em Dia. “Não falo sobre os materiais, só sobre política. Sobre isso, vocês têm que procurar a assessoria”, declarou.