Candidatos de Betim divergem em solução para a mobilidade urbana

Jean Piter - Do Hoje em Dia
30/09/2012 às 09:32.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:41

(Arquivo Hoje em Dia)

  Os candidatos à Prefeitura de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), estão defendendo propostas bem diferentes na tentativa de resolver o problema de mobilidade urbana da cidade.   A atual prefeita, Maria do Carmo Lara, candidata do PT, aposta na chegada do metrô até o município. “Já contamos com a liberação de R$ 15 milhões do Governo Federal para licitar a elaboração do projeto executivo. Esse é o primeiro passo para tirarmos as obras do papel”, afirma.   Além da implantação do transporte ferroviário, a petista tem planos de por em funcionamento a rodoviária de Betim, inaugurada no fim de junho. “Era um sonho da população, que hoje é realidade. Logo, as linhas intermunicipais e interestaduais serão licitadas e começarão a operar”, explica.    Maria do Carmo ainda destaca que, com o metrô e a nova rodoviária, os ônibus da cidade deixarão de fazer cerca de três mil viagens diárias para a capital. “Isso vai dar mais qualidade de vida às pessoas que precisam estudar ou trabalhar fora de Betim, já que o tempo de deslocamento será reduzido”.   Micro-ônibus   Para o candidato Carlaile Pedrosa (PSDB), o metrô seria ideal para Betim. Porém, ele se diz pessimista em relação ao projeto. “Acreditei que com a Copa do Mundo aqui no país as obras seriam adiantadas, mas nada foi feito. A atual prefeita disse que tinha a palavra da presidente Dilma e prometeu inaugurar a linha nesse mandado, mas não cumpriu”, critica.   Carlaile conta que, se eleito, vai lutar pelo metrô, mas salienta que essa não é uma promessa de campanha. “É um empreendimento que não depende só do trabalho do prefeito, por isso não posso garantir. Mesmo assim, vou empenhar meus esforços. O metrô é o sonho de todo betinense, inclusive o meu”, argumenta.    O tucano afirma que pretende investir no transporte alternativo. “Quero implantar mais linhas de micro-ônibus para ligar a cidade à Contagem e Belo Horizonte, passando pela Via Expressa e pelo Riacho das Areias. Isso vai diminuir o fluxo de veículos na BR-381 e reduzir o tempo de viagem para quem depende dos coletivos”.    Rodoviária   A rodoviária de Betim foi construída às margens da BR-381, junto ao Metropolitan Garden Shopping, por meio de uma parceria público-privada (PPP). O empreendimento, que foi escolhido no Orçamento Participativo de 2010, conta com seis plataformas que terão linhas para cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.   O terminal também terá ônibus com destino a Belo Horizonte, Aeroporto de Confins e municípios do interior do estado. O local ainda vai comportar uma estação municipal de transbordo, para integrar os serviços de taxi e os ônibus que circulam na região. A previsão é de que 1,5 milhão de pessoas circulem pelo local mensalmente.   Ampliação   De acordo com a Prefeitura de Betim, a ampliação do metrô até a cidade tem a garantia de investimentos de R$ 1,2 bilhão no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, até 2015.    Pelo convênio firmado com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), a nova linha será construída paralela ao trecho existente de propriedade da empresa.    Ainda segundo o projeto, a extensão de 23 quilômetros de Contagem até Betim terá dez estações nos bairros: Novo Eldorado, Centro de Contagem, Parque São João, Bernardo Monteiro, Teresópolis, PTB, Capelinha, Betim Industrial, Chácara e Centro de Betim.    A previsão é de que os novos trens transportem 110 mil passageiros por dia entre as duas cidades.

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