(Daniel Mordzinski)
NOVA YORK - Uma carta do britânico Francis Crick, na qual o prêmio Nobel de medicina de 1962 conta a seu filho de 12 anos a descoberta da estrutura do DNA, foi leiloada nesta quarta-feira (10) por 6 milhões de dólares em Nova York, superando amplamente a previsão de preço de 1 a 2 milhões, informou a Casa Christie's.
"Jim Watson e eu realizamos, provavelmente, uma descoberta muito importante", escreveu Crick a seu filho, explicando que "construímos um modelo para a estrutura do ácido desoxirribonucleico". É "muito bonito", acrescenta Crick ao lado de um desenho.
"Em outras palavras, pensamos ter encontrado o mecanismo de cópia de base pelo qual a vida se transforma em vida", diz a carta de sete páginas datada de 19 de março de 1953.
"Vai ver que estamos muito entusiasmados. Leia isto cuidadosamente para entender tudo. Quando vier para casa vamos lhe mostrar o modelo".
Crick (1916-2004) recebeu com James Watson e Maurice Wilkins o prêmio Nobel de fisiologia e medicina em 1962 pela descoberta da dupla hélice do DNA.
Parte do valor obtido no leilão será entregue para a pesquisa científica, especialmente ao Instituto Francis Crick, que deve abrir suas portas em Londres, em 2015.