Com a chegada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizada a São Paulo, o documento passa agora a abranger todos os Estados. A expedição das carteiras começou este ano em Bauru e, até o fim de 2012, chegará aos municípios de Andradina, Araraquara, Ribeirão Preto, Araçatuba e Presidente Prudente.
Segundo o Ministério do Trabalho, a nova carteira é mais segura pois tem mecanismos contra fraudes. Ela é confeccionada em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que são os dados mais visados por falsificadores.
Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão.
Antes, na carteira manual, as informações eram preenchidas à mão. Segundo o ministério, o objetivo é dificultar rasuras e evitar golpes contra o seguro-desemprego, o fundo de garantia e os benefícios previdenciários.
Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do Ministério do Trabalho. A carteira informatiza já é emitida exclusivamente em dez Estados.