Catopês protestam contra o ritmo tartaruga de Souto

21/08/2018 às 06:31.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:01

Não deu outra: a pior administração de todos os tempos não escapou também das críticas dos catopês durante mais uma edição das tradicionais Festas de Agosto. No desfile de sábado, pela primeira vez na história do festival folclórico que é destaque no cenário nacional e internacional, inclusive com documentários, houve vaias e protestos contra o ritmo tartaruga do prefeito Souto, que demorou um século para repassar a verba para ser utilizada na confecção de roupas e reforma de instrumentos musicais da festa. Este ano também não forneceram transporte aos integrantes. A Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos repudiou, através de faixa e manifestação durante o desfile, a falta de apoio do prefeito e da Secretaria de Cultura. Em 2017 já havia acontecido duras críticas à organização. A falta de iluminação este ano também foi outro ponto crítico na programação noturna, que apesar de um belo palco reunindo talentosos artistas, deixou a festa quase a meia-luz. A alternativa da prefé foi para esconder a precariedade da praça da Matriz, hoje a mais feia e que Souto está deixando acabar. Por outro lado, aumentou assustadoramente o excesso de barracas de alimentação, o que todo ano provoca insatisfação nos catopês, vez que a festa centenária é deles. Ano a ano eles questionam para onde vai este dinheiro arrecadado nas barracas, quando lhes é negado praticamente a falta de estrutura para o desfile, só acontecendo em cumprimento apenas de partes de alguns quesitos exigidos por eles e na última hora. A manifestação mostrou a revolta dos briosos catopês. A falta de planejamento da nossa festa cartão-postal da cultura é gritante. Hoje a cultura se divide entre profissionais que ralam duramente na mesma, todos os conhecem, e aqueles que mamam gordíssimos salários e gratificações de Souto, para sequer serem vistos durante o evento. É o retrato da administração mais lenta que uma carroça, prejudicando também a cultura e os nossos festejos religiosos.

AS QUENTES DA POLÍTICA
O traidor

As entidades de Montes Claros e toda a imprensa estão assustadas com a trairagem do prefeito Souto, que mudou suas palavras e seu compromisso de não apoiar candidatos paraquedistas na city. Ele vem sendo duramente bombardeado por incluir o paraquedista Zé Silva na lista de preferidos para esta eleição de 2018.

Traiu o PPS
Souto traiu o povo, as entidades e até o seu partido, o PPS. Ele anunciou apoio somente aos estaduais Gil Pereira e Carlos Pimenta e aos quatro federais, dentre os quais o paraquedista Zé Silva. Ele deixou de fora os dois candidatos do seu partido – o vereador Oliveira Lega e a liderança Telma de sua agremiação, que disputam juntamente com outros 25 candidatos em Montes Claros uma vaga para a Assembleia de Minas. Cadê a família PPS, tão cantada e decantada em sua briga pelo poder? É uma vergonha!

Vaias a vista!
Quem viver verá, a exemplo de 7 de setembro passado, quando foi vaiado por 20 mil pessoas no desfile cívico, o prefeito tartaruga deverá novamente ter uma péssima recepção do povo de Montes Claros, como aconteceu nos catopês. Aliás, Souto dia a dia desce ladeira abaixo. Este mês seu secretário de Finanças, Cori Ribeiro, confirmou que não ficará mais no cargo, pulando fora do barco furado e certamente cansado de acender vela para defunto ruim.

EM SOCIEDADE TUDO SE SABE
Lazinho Pimenta
Quando setembro chegar, vamos receber grandes nomes da nossa sociedade na noite dourada dos Destaques Lazinho Pimenta. Aguardem nossa promoção que este ano será totalmente repaginada. Continuamos recebendo sugestões pelo Facebook e pelo nosso e-mail: joaojorgemoc@hotmail.com.

(Márcia Vieira)

(LAURA TUPINAMBÁ)

(JAÍLSON ALENCAR)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por