Celular de Merkel pode ter sido espionado pelos Estados Unidos

AFP
Publicado em 23/10/2013 às 16:37.Atualizado em 20/11/2021 às 13:35.
BERLIM - O celular da chanceler alemã, Angela Merkel, pode ter sido espionado pelos serviços secretos americanos e a Chancelaria já entrou em contato com o presidente Obama a esse respeito, afirmou nesta quarta-feira o gabinete da chanceler.
 
"O governo federal obteve informações segundo as quais o celular da chanceler pode ter sido grampeado pelos serviços americanos", declarou em um comunicado um porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, informando que ela "telefonou hoje ao presidente Obama".
 
"Ela afirmou claramente que se tais práticas forem confirmadas, ela as desaprovará categoricamente e vai considerá-las totalmente inaceitáveis", segundo o comunicado.
 
"Entre amigos próximos e países parceiros, como é o caso da República Federal da Alemanha e dos Estados Unidos há décadas, a espionagem de um chefe de governo não pode existir. Seria um forte golpe na confiança" mútua, ressalta o comunicado. "Tais práticas devem cessar imediatamente", acrescenta.
 
Em Washington, o porta-voz da Presidência americana, Jay Carney, indicou que, durante a conversa telefônica entre Obama e Merkel, "o presidente assegurou à chanceler que os Estados Unidos não espionam e não espionarão as comunicações da chanceler".
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por