Cerca de 195 mil pessoas continuam sem energia em Minas; votação segue com baterias, afirma TRE

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
28/10/2018 às 13:34.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:28
 (Divulgação/ TRE)

(Divulgação/ TRE)

Cerca de 195 mil consumidores estão sem energia elétrica em Minas Gerais neste domingo (28) de eleições, segundo a Cemig. Por esse motivo, urnas eletrônicas em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e das regiões dos Vales do Aço e do Rio Doce do Estado funcionam a partir de suas baterias internas. O motivo é a chuva, com raios e ventos fortes, que caiu nesse sábado nesses locais e que interrompeu o fornecimento elétrico. 

De acordo com a Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig), as fortes chuvas, acompanhadas de ventos com velocidade entre 80 e 90 km/h, cortaram a transmissão elétrica para 600 mil clientes. Segundo a empresa, foram registrados 40 mil raios no território mineiro entre as 11 horas da manhã e meia-noite deste sábado (27). 

As condições metereológicas ruins afetaram, principalmente, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Vale do Aço e o Vale do Rio Doce. No momento, a Cemig continua com os trabalhos de reestabelecimento da energia elétrica, mas 195 mil consumidores ainda continuam sem acesso. 
 
Voto com bateria

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), as seções em cidades sem energia funcionam com as baterias das urnas eletrônicas. A previsão feita mais cedo estimava que o ciclo reserva funcionasse até as 13 horas deste domingo. O TRE afirmou, no entanto, que identificou, juntamente com a Cemig, os municípios sem energia para priorizar a entrega de baterias externas extras para garantir a votação ao longo do dia. 

Em municípios como Conceição do Mato Dentro e Lagoa Santa, na Grande BH, foram enviadas dezenas de baterias externas, além de equipamentos, como cabos e conexões. Em Conceição, por exemplo, as baterias foram enviadas por meio de helicóptero da Polícia Militar. 

Segundo o TRE, a expectativa é de que o exercício do voto não seja prejudicado em nenhum local.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por