Assim como na culinária mineira, a simplicidade e a qualidade dos chefs regionais são características que chamam a atenção e ganham reconhecimento no exterior, tanto que cozinheiros que saíram de Minas se tornaram queridinhos de celebridades internacionais.
Depois que o chef mineiro Ricardo Caput ganhou um concurso de repercussão mundial para cozinhar para o cantor pop sul-coreano Psy, o Hoje em Dia descobriu a história do belorizontino Jadir Faria, chef há quase 40 anos, 25 deles trabalhando na rede mundial de hotéis Hilton e para a família da socialite Paris Hilton.
Nascido e criado em Belo Horizonte, o chef, hoje com 59 anos, se formou numa das primeiras turmas de gastronomia do Senac na capital, em 1978. Durante o curso, trabalhou com o primo, o premiado chef Ivo Faria, do restaurante italiano Vecchio Sogno. Recém formado, Jadir foi indicado para assessorar um chef do hotel Brasilton Contagem, onde sua trajetória na cadeia de hotéis começou. “Minha família toda seguiu pelo segmento da culinária e comigo não foi diferente. Passei também por dois hotéis da rede em São Paulo, em Belém do Pará, depois segui para o Caracas Hilton, na Venezuela, até chegar a Las Vegas, nos Estados Unidos”, contou.
Jadir lembra, satisfeito, que a própria Paris fez o convite a ele no Hilton Las Vegas para que trabalhasse exclusivamente para a família em viagens que faziam de barco para pescar e visitar ilhas particulares no litoral norte-americano. “Preparava grandes lagostas”, disse.
O rancho da família era o local onde as festas aconteciam, com a presença de amigos e parentes. Indagado sobre casos curiosos da época em que trabalhou para os Hilton, Jadir é discreto: “Lá, minha vida era trabalho. Eles se divertiam e eu apenas cozinhava. Gostavam das coisas impecáveis, não podia ter erro”.
Depois de seis anos trabalhando para os empresários bilionários, o chef se aposentou e voltou para o Brasil. Hoje, comanda a cozinha do La Macelleria, açougue gourmet e restaurante localizado na região Centro-Sul de BH.