Cidade síria perto de base aérea é bombardeada pelo Exército

AFP
01/09/2012 às 17:58.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:56

(AFP)

A cidade síria de Taftanaz, na periferia de Idleb (noroeste), era bombardeada neste sábado pelo Exército, com helicópteros provenientes de uma base aérea vizinha sobrevoando a região e abrindo fogo de forma intermitente, segundo um jornalista da AFP.
 

Pelo menos duas casas foram atingidas de manhã por disparos de artilharia, declarou à AFP Abu Omar, um comandante da rebelião no local, sem indicar vítimas.


Estes bombardeios foram mantidos de forma irregular pelo restante do dia, constatou o jornalista da AFP. Ainda não há informações sobre vítimas nesta aldeia desertada há semanas.


Helicópteros de combate MI-17 e MI-24 sobrevoam a cidade, em busca de combatentes rebeldes locais do Exército Sírio Livre (ESL) escondidos nas casas.


Apenas alguns desses combatentes, civis em sua maior parte, circulavam pelas ruas, a pé ou de moto, e desarmados para não chamar a atenção, olhando o tempo todo para cima tentando identificar alguma ameaça.


Os poucos moradores que não fugiram da localidade estão trancados em casa com medo dos bombardeios. Disparos com armas pesadas do Exército, em particular baterias anti-aéreas de 14,5 mm, eram efetuados ao acaso contra a cidade.


Taftanaz está situada a cerca de dois quilômetros de uma importante base aérea militar, ainda sob controle das forças do presidente Bashar al-Assad, de onde decolam os helicópteros que bombardeiam a região.


Na quarta-feira, um grupo rebelde havia atacado este aeroporto e afirmou ter destruído várias aeronaves. Apesar do ataque, o grupo não conseguiu tomar o controle do local.


Neste sábado, pelo menos quinze aviões MI-17 e MI-24, de fabricação soviética, ainda estavam posicionados nas pistas do aeroporto, constatou o jornalista da AFP em uma posição rebelde próxima.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por