Cintos e air bags expiram?

12/01/2017 às 19:09.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:24

Cinto de segurança tem validade, prazo para ser substituído? 

Em princípio não. Mas, se no do seu carro começam a aparecer algumas partes puídas, meio esgarçadas, soltando uns fiapos ou com manchas, é uma indicação de que está na hora de substituí-los. Seu custo é muito pequeno diante da vida que pode salvar. 

Entretanto, existe uma regra para sua substituição: se o carro se acidentou, sofreu um forte impacto e os cintos protegeram motorista e outros ocupantes, nem pensar em mantê-los. Eles devem ser imediatamente substituídos pois foram submetidos a um elevado esforço que pode ter interferido em sua resistência. Provavelmente não demonstram externamente esta fragilidade ou quase ruptura, mas o problema é que, num próximo acidente eles provavelmente não resistirão.

Se seu carro se acidentou e tem seguro, o cinto cumpriu sua função protetora, a seguradora autoriza o reparo, mas nega a troca do cinto, troque então você mesmo os cintos. Ah!, troque também de seguradora...

Por falar em validade dos cintos, vem a questão do air bag. Como eles são relativamente recentes nos automóveis, não se tem uma idéia muito precisa de sua validade. E se tem mesmo validade ou duram eternamente. Recentemente, um instituto de segurança nos EUA visitou um ferro-velho em busca de automóveis mais antigos (entre 20 e 30 anos de fabricação) que tivessem ainda os air bags. E simulou um acidente com impacto frontal para avaliar seu comportamento. Todos foram inflados corretamente.

Como não há possibilidade de testar o air bag (por motivos óbvios...), as fábricas recomendam testar periodicamente todo o sistema eletrônico que o dispara no caso de impacto. 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por